O iPad, tablet da Apple, completa seu primeiro ano hoje. Em 27 de janeiro de 2010, Steve Jobs, CEO da Apple, o apresentou pela primeira vez. Na época, ele classificou o aparelho como um meio-termo entre smartphone e notebook. Na verdade, estava criando uma nova categoria de computadores. Um ano depois, as vendas do tablet superaram, em muito, as previsões dos analistas. Só em 2010, de acordo com a consultoria IDC, o as vendas de tablets devem chegar a 17 milhões de unidades em 2010 as vendas do iPad correspondem a 90% do total. Os tablets chegaram em um momento para melhorar a experiência de navegação e de vídeo do usuário. Eles criaram um novo nicho de mercado, diz Elia San Miguel, analista de telecomunicações do Gartner. Segundo ela, os latino-americanos compraram cerca de 100 mil tablets durante o ano passado. Nessa conta estão só os dispositivos comercializados na região. Muitos usuários trazem o produto de outros países. A Apple só começou a vender o iPad no Brasil a partir do início de dezembro.
Segundo dados do IDC, a Apple vendeu 4,2 milhões de iPads somente no terceiro trimestre de 2010, o que lhe rendeu cerca de 83% de participação no mercado mundial de tablets. A estimativa da consultoria é de que, no futuro, os números deste novo mercado sejam ainda mais impressionantes: em 2011, devem ser vendidos 44,6 milhões de tablets e, em 2012, 70,8 milhões. O motivo, dizem os analistas do IDC, é a chegada de novos rivais do iPad no mercado.
Rivais potentes O iPad estava no mercado há poucos meses, mas a promessa de um novo mercado bastante promissor chamou a atenção de outros grandes fabricantes de computadores e celulares. A Samsung foi a primeira a lançar um concorrente, o Galaxy Tab, com tela de sete polegadas e sistema operacional Android 2.2. No Brasil, o aparelho chegou mais cedo que o iPad, porém com preço mais alto. Por enquanto, esses dois modelos são as únicas opções disponíveis no País.
Outros fabricantes também prepararam seus tablets, mas lançaram os produtos durante a Consumer Electronics Show 2011, realizada no início de janeiro, em Las Vegas (EUA). A organização estima que foram apresentados mais de 100 modelos. Entre os maiores fabricantes, a Dell lançou o Streak 7, a Motorola anunciou o Xoom, e a Research in Motion demonstrou o PlayBook. Os fabricantes colocaram chips com mais capacidade de processamento para o dispositivo executar várias tarefas ao mesmo tempo, diz San Miguel, do Gartner. A maioria dos dispositivos lançados é equipada com chips de dois núcleos.
Segundo a analista do Gartner, a maior feira de eletrônicos confirma a tendência de que os tablets devem roubar mais mercado dos netbooks e notebooks do que dos smartphones. Mas, como nos celulares, o que continua determinando a escolha dos consumidores é a quantidade e qualidade de aplicativos disponíveis.
A reação da Apple A maioria dos tablets lançados na CES 2011 deve chegar às lojas ainda este ano, o que pode ameaçar o reinado do iPad. Contudo, segundo rumores, a Apple já se prepara para reagir: em poucos meses, deve lançar uma nova versão do tablet.
Entre os novos recursos, o "iPad 2" terá tela com a tecnologia Retina Display, mesma utilizada no iPhone 4, além de uma nova versão do chip A4, que terá mais capacidade para processar vídeos e gráficos avançados, como os utilizados em aplicativos de games. O tablet também deve ganhar entrada para cartão SD, até então inexistente nos dispositivos móveis fabricados pela Apple. O iPad já se consagrou entre os tablets de tela maior, diz San Miguel, do Gartner. Contudo, o recente pedido de licença de Jobs, por motivos de saúde, pode atrasar o lançamento do novo iPad.
Para continuar na liderança do mercado, o iPad também contará com a ajuda do The Daily, primeira publicação diária exclusiva para tablets. Desenvolvida pela News Corp em parceria com a Apple, a publicação inaugurará um novo recurso do sistema operacional iOS 4.3, que permite assinar conteúdo. Segundo a News Corp, o usuário do iPad pagará US$ 0,99 por semana para receber todo dia uma nova edição atualizada do jornal digital. A publicação deve ser lançada em duas semanas.
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