Justiça proíbe venda do Word 2007 e Office 2007 nos EUA a partir de janeiro

Justiça proíbe venda do Word 2007 e Office 2007 nos EUA a partir de janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Um tribunal norte-americano proibiu nesta terça-feira (22) a Microsoft de vender, a partir de 11 de janeiro de 2010, o programa Microsoft Word 2007 e o pacote Office 2007 nos Estados Unidos. O impacto pode não ser grande, pois a empresa já se preparava para essa decisão e pretende contornar o problema até a data especificada com novas versões desses softwares.

A proibição está ligada a outra decisão judicial, também desta terça, que manteve uma condenação anterior contra a Microsoft: a empresa terá de pagar US$ 290 milhões por violar a patente de uma pequena empresa canadense de software chamada i4i, com sede em Toronto.

A decisão pode sinalizar o fim de uma longa disputa entre a Microsoft e a i4i. Em 12 de agosto deste ano, um tribunal federal no Texas decidiu a favor da i4i na ação aberta pela empresa contra a Microsoft pela violação de uma patente sua relacionada ao uso do código XML nas versões do Word de 2003 e 2007.

Na ocasião, a Microsoft foi condenada a pagar uma indenização de mais de US$ 290 milhões e o tribunal concedeu um mandado de segurança à i4i proibindo a Microsoft, maior empresa de softwares do mundo, de comercializar as versões do Word contendo a tecnologia patenteada. O mandado foi então suspenso durante a análise do recurso da Microsoft pelo tribunal de apelações.

Versões 2010

Em nota, a empresa afirmou que já estava se preparando para a possibilidade da proibição das vendas e, por isso, já trabalha para remover ''essas funções pouco usadas'' em seus produtos. Dessa forma, a companhia acredita que, até 11 de janeiro de 2010, já terá nas lojas norte-americanas versões do Word 2007 e Office 2007 com as funções removidas.

Além disso, lembra que as versões beta do Word 2010 e Office 2010, já disponíveis para download, não contêm a tecnologia envolvida no processo da i4i.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições