A entrada da Apple no mercado de redes sociais com a criação do Ping, site de discussão sobre música vinculado ao iTunes, estremeceu a relação entre a empresa e o Facebook.
Depois de apresentar o Ping na última quarta-feira (1), Steve Jobs, CEO da Apple, foi perguntando por que a empresa criou a sua própria rede social, em vez de desenvolver serviços no Facebook, como outros sites de música já fizeram.
Segundo reportagem do jornal americano The New York Times , Jobs disse que a Apple considerou essa hipótese e chegou a discutir o assunto com o Facebook. Porém, os termos da rede social eram muito pesados. Ainda assim, a Apple usou algumas das interfaces abertas de programação do Facebook para permitir que os usuários encontrem seus amigos da rede social no Ping. Mas o recurso parou de funcionar na quinta-feira (2).
Segundo fontes do jornal, o Facebook bloqueou essa função porque o Ping tinha o potencial de enviar muito tráfego ao Facebook, causando instabilidade no site e problemas de infra-estrutura. O Facebook pede que empresas que enviam grande quantidade de tráfego aos seus servidores devem avisar a rede social primeiro.
Em um comunicado, o Facebook disse que está trabalhando com a Apple para resolver os problemas.
Nós trabalhamos com sucesso no passado, e aguardamos que assim continue no futuro, disse a declaração, sem especificar que problemas seriam.
O iTunes tem 160 milhões de usuários, de acordo com a Apple. Porém, como apenas uma pequena porcentagem desses internautas se registrou no Ping, não está claro como a Apple poderia ter ultrapassado os limites de tráfego do Facebook.
Postado por: Thatiane de Souza
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