LEDs flexíveis e à prova d'água podem ser as próximas tatuagens geeks

LEDs flexíveis e à prova d'água podem ser as próximas tatuagens geeks

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Em um artigo publicado no último domingo, pesquisadores apresentaram um nova uso para os LEDs, que podem ser aplicados em diferentes superfícies, até sob a pele.

O artigo foi publicado online na revista Nature ( DOI :10.1038/nmat2879 ), porém, para visualizá-lo na íntegra é preciso fazer o registro e o pagamento. Mesmo assim, o site PopSci conta como funcionam os LEDs flexíveis.

O pesquisador John Rogers e sua equipe, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, conseguiram eliminar restrições mecânicas e geométricas e fazer com que os rígidos diodos emissores de luz pudessem se tornar bastante flexíveis.

Eles colocaram pequenos LEDs (menores que a ponta de uma esferográfica) em tiras eletrônicas que podem ser flexionadas até 720 graus, colocadas debaixo da água ou mesmo sob a pele, tudo isso sem perder a luminosidade – os testes sob a pele foram feitos em implantes em camundongos.

Rogers e sua equipe acreditam que sua invenção tem grande potencial na área médica, por exemplo. Segundo ele, aplicando a tecnologia em luvas cirúrgicas, os médicos poderão ter uma melhor visibilidade durante cirurgias e procedimentos.

Entretanto, não se pode deixar de pensar que alguém irá logo pensar em como utilizar isso para fazer uma nova forma de tatuagens geek. O site PopSci ainda dá outras sugestões, como dar um brilho diferente aos animais domésticos, a conferências médicas e, por que não, a preservativos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições