LG nomeia novo presidente em meio à fraqueza em celulares

LG nomeia novo presidente em meio à fraqueza em celulares

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A sul-coreana LG Electronics afastou seu presidente-executivo nesta sexta-feira (17), substituindo-o por um membro da família fundadora da companhia em uma tentativa de recuperar a deficitária divisão de celulares da empresa.

Koo Bon-joon, diretor da trading LG International, vai assumir a vaga de Nam Young, que renunciou ao cargo assumindo responsabilidade por uma gestão mal conduzida, informou a LG nesta sexta-feira (17).

Nam é o segundo presidente-executivo de uma grande fabricante de celulares a perder o emprego em uma semana depois que a Nokia, maior companhia do setor, anunciou na sexta-feira passada a substituição de Olli-Pekka Kallasvuo por Stephen Elop, executivo da Microsoft.

Mercado de celulares

Tanto LG quanto Nokia têm estado sob pressão por causa da falta de modelos atraentes de celulares inteligentes capazes de rivalizar com o iPhone, da Apple, e o Galaxy, da Samsung. A divisão de celulares da LG divulgou prejuízo recorde no trimestre passado e alertou para perda semelhante no atual período.

"Koo deve reestruturar a organização e acompanhar ativamente a indústria de TI. A LG deve reduzir a distância em relação à Apple e outras fabricantes líderes do segmento de smartphones", disse Lee Young-jik, gestor de fundos na AIG Investments, em Seul.

A LG não produziu um modelo de sucesso para competir com o iPhone ou celulares com o sistema Android produzidos por Samsung, HTC e Motorola, e seus modelos, até agora, têm se mostrado muito fracos para cobrir custos.

A unidade de celulares do grupo, que já foi responsável por um terço das vendas da LG, representou um quarto da receita do segundo trimestre e sofreu prejuízo recorde de 120 bilhões de wons.

Mudanças

Mudanças na gestão normalmente são feitas no fim do ano e a decisão da LG, que tem efeito a partir de 1º de outubro, reflete a urgência da empresa na reestruturação de sua unidade de celulares.

Koo, de 58 anos, é o irmão mais novo do presidente do conselho do LG Group, Koo Bon-moo.

"Koo tem um profundo entendimento de tecnologia e uma grande experiência em uma série de indústrias, de químicos e eletrônicos a matérias-primas", disse a LG em comunicado.

Esta semana a LG revelou seu primeiro celular inteligente, Optimus One, com meta de vendas de 10 milhões de unidades. O produto será lançado globalmente por 120 operadoras. Enquanto isso, a Nokia lançou uma série de smartphones esta semana e a HTC também introduziu dois novos modelos à sua linha de aparelhos Android. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições