Malware se disfarça de atualização para o Ipad e instala backdoor

Malware se disfarça de atualização para o Ipad e instala backdoor

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O sucesso de vendas no iPad mostra que o produto já é bastante popular nos mercados onde ele está disponível. O estoque da pré-venda esgotou e as estimativas giram em torno das 700 mil unidades vendidas.

Diante desses números, não demorou até que criminosos virtuais enxergassem mais uma boa chance para disseminar programas maliciosos. A última novidade é uma suposta atualização para o iPad, que, na verdade, instala um backdoor em computadores rodando Windows.

O aviso da existência do update chega por e-mail, que solicita o download de uma atualização falsa e promete "melhor performance , novos recursos e  segurança", conforme a empresa de segurança BitDefender.

Para tanto, pede-se, primeiro, que a vítima baixe uma nova versão do iTunes, através de um link redirecionado para uma página que imita o layout do site oficial. Porém, caso o programa seja executado,o resultado não é um upgrade de software, mas sim a instalação de um backdoor, praga que permite o acesso não autorizado e o controle do sistema por terceiros.

De acordo com a BitDefender, o malware, identificado pela companhia como Backdoor.Bifrose.AADY, infecta o explorer.exe e ainda tenta capturar os números de série dos programas instalados no computador do usuário afetado, bem como as senhas de programas de comunicação instantânea (como ICQ e MSN) e de e-mails.

A empresa ressalta que usuários de Mac estão livres da infecção.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições