MENU

Nasa divulga pela primeira vez imagens da superfície do Sol

Nasa divulga pela primeira vez imagens da superfície do Sol

Atualizado: Segunda-feira, 7 Fevereiro de 2011 as 10:20

 A Nasa apresentou pela primeira vez  neste domingo (6) imagens da superfície do Sol feitas por sondas do Observatório de Relações Solares -Terrestres (Stereo, em inglês). Os registros inéditos permitiram a reconstrução da visão em 3D do astro, provando que o Sol é esférico.     "Este é um grande momento. Stereo revelou o que realmente o Sol é: uma esfera de plasma quente em intrincado tecido de campos magnéticos", afirmou Angelos Vourlidas, cientista da Nasa. 

Em comunicado, a agência espacial informou que as novas imagens irão ajudar no planejamento de futuras missões de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar.

As pesquisas com sondas solares tiveram início em 2006, quando os aparelhos foram enviados ao Sol, se dividiram e assumiram posições opostas no astro. Nos últimos oito anos, as sondas captaram imagens de todo o astro para que, unidas por pesquisadores, as imagens formasse a visão do Sol em três dimensões. Na figura final, os cientistas afirmaram ser possível ver atividades solares como tsunamis e explosões.

Candidatos a planetas

Na última semana, a Nasa também divulgou a  descoberta de seis pequenos astros candidatos a planetas, que podem possuir condições para o desenvolvimento de vida. Os possíveis planetas estão na órbita de uma estrela semelhante ao Sol e com massa entre duas e 13 superior a da Terra.     

veja também