A Nasa apresentou pela primeira vez neste domingo (6) imagens da superfície do Sol feitas por sondas do Observatório de Relações Solares -Terrestres (Stereo, em inglês). Os registros inéditos permitiram a reconstrução da visão em 3D do astro, provando que o Sol é esférico. "Este é um grande momento. Stereo revelou o que realmente o Sol é: uma esfera de plasma quente em intrincado tecido de campos magnéticos", afirmou Angelos Vourlidas, cientista da Nasa.
Em comunicado, a agência espacial informou que as novas imagens irão ajudar no planejamento de futuras missões de naves espaciais robóticas ou com tripulação para o sistema solar.
As pesquisas com sondas solares tiveram início em 2006, quando os aparelhos foram enviados ao Sol, se dividiram e assumiram posições opostas no astro. Nos últimos oito anos, as sondas captaram imagens de todo o astro para que, unidas por pesquisadores, as imagens formasse a visão do Sol em três dimensões. Na figura final, os cientistas afirmaram ser possível ver atividades solares como tsunamis e explosões.
Candidatos a planetas
Na última semana, a Nasa também divulgou a descoberta de seis pequenos astros candidatos a planetas, que podem possuir condições para o desenvolvimento de vida. Os possíveis planetas estão na órbita de uma estrela semelhante ao Sol e com massa entre duas e 13 superior a da Terra.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições