Nokia cortará 7 mil postos de trabalho até o fim de 2012

Nokia cortará 7 mil postos de trabalho até o fim de 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:46

A Nokia anunciou nesta quarta-feira (27) que cortará cerca de 7 mil postos de trabalho antes do fim de 2012. Desse total, 3 mil funcionários serão transferidos à empresa de consultoria tecnológica Accenture, que também ficará com o desenvolvimento e gestão do sistema operacional Symbian. Outros 4 mil postos de trabalho serão eliminados nos próximos 18 meses, principalmente na Finlândia, Dinamarca e Reino Unido.

O anúncio acontece seis dias depois de a gigante finlandesa ter selado sua aliança com a Microsoft para desenvolver o sistema operacional Windows Phone, a fim de competir com o iOS, da Apple, e o Android, do Google. Com estas medidas, a Nokia espera cortar seus gastos operacionais em 1 bilhão de euros para 2013 em relação a 2010.

Os empregados afetados seguirão trabalhando para a Nokia até o fim de 2011, quando terá início um processo de redução que será concluído antes de dezembro de 2012. No acordo feito com a Accenture, a Nokia se compromete a adquirir novos programas e serviços baseados tanto no sistema Symbian como no Windows Phone.

"Na Nokia, temos mais claro o caminho a seguir, que se centra em nossa liderança no mercado de smartphones e de outros dispositivos móveis", afirmou em comunicado o presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop.

Segundo Elop, a companhia lançou um amplo programa de responsabilidade social para os empregados e para os municípios que serão afetados pela redução de pessoal, em colaboração com as autoridades locais.

"Vamos oferecer aos que perderem seus empregos uma série de opções, desde o apoio individual até a realização de investimentos para promover a inovação com vários parceiros, a fim de criar novas oportunidades de trabalho", assinalou Elop.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições