Professor cria máquina de arco-íris

Professor cria máquina de arco-íris

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:47

No final do arco-íris, no lugar do pote de ouro, é mais provável que esteja um homem com um laptop no colo controlando mangueiras e bombas d’água.

Seu nome é Michael Jones McKean. Ele tem 34 anos e passou a última década aprimorando uma inusitada técnica: a de produzir arco-íris. "A receita é juntar água e luz do sol. Por isso o dia tem de estar claro, sem nuvens", diz McKean, professor do departamento de artes da Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos.

A água é ejetada a 76 metros de altura por uma bomba de alta pressão. O ar pulveriza o feixe, formando pequenas gotinhas e criando uma parede densa que simula o efeito da chuva. O laptop ajuda a monitorar as condições climáticas, como a velocidade do vento. Qual o objetivo do professor? Ele diz: "O símbolo do arco-íris já está politizado, ganhou significados e conotações. Mas ainda tem o poder de nos desligar momentaneamente do dia a dia". Há ainda a preocupação com o meio ambiente. O sistema usa água da chuva capturada dos telhados; ela passa por um filtro e é armazenada para, depois de utilizada, ser recapturada.

Os geradores da bomba são movidos a biodiesel e, em breve, o professor planeja usar energia solar no experimento. O Projeto Arco-Íris, que desde 2002 é apenas um teste realizado em praças, prédios e parques, conseguiu agora um espaço fixo no Centro Bemis de Arte Contemporânea, em Omaha, Nebrasca. Os próximos passos? "Fazer até um arco duplo", diz McKean.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições