Realidade virtual na fisioterapia?

Realidade virtual na fisioterapia?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O Wii, videogame da japonesa Nintendo, que ganhou popularidade entre os jovens por divertir e ao mesmo ajudar a suar a camisa, é o novo recurso utilizado em terapia de reabilitação na clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). O jogo, que está sendo incorporado nos principais centros reabilitação do Canadá, Estados Unidos e Europa, chega ao país como um novo aliado para o tratamento de doenças como acidente vascular encefálico, paralisias e lesões musculoesqueléticas.

De acordo com o fisioterapeuta que supervisiona o uso do Wii na clínica, professor Fábio Navarro Cyrillo, a idéia de usar realidade virtual na Fisioterapia surgiu após um estágio que ele participou em um dos centros de reabilitação da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, em julho de 2008. "Na Universidade, o console está sendo utilizado como um recurso adicional ao programa de reabilitação, por exigir que os jogadores executem movimentos que ajudem a reconquistar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular", afirma.

As sessões acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 8 às 11 horas, na clínica de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, e incluem exercícios que simulam partidas de tênis, boliche, boxe e golfe. "O esforço para executar as atividades provoca uma verdadeira transformação no empenho e dedicação do paciente no processo de reabilitação. Apesar de ser um recurso recente, pesquisas já comprovam a sua eficácia", explica Cyrillo.  Segundo o fisioterapeuta, a realidade virtual está sendo utilizada em países como o Canadá há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação.

"Em estudo realizado recentemente no Canadá, com 20 pacientes vítimas de  acidente vascular encefálico mostrou o potencial da utilização do game na reabilitação deste tipo de doença. A pesquisa revelou que os 10 pacientes que fizeram tratamento convencional e mais 20 sessões de terapia com realidade virtual obtiveram mais benefícios funcionais para os membros superiores, quando comparados com outro grupo de 10 pessoas que realizou apenas a Fisioterapia convencional."

A estudante Camila Gonçalves, 18 anos, que sofre de distrofia muscular (doença que causa fraqueza progressiva e degeneração dos músculos usados durante o movimento voluntário) já sente os benefícios do tratamento. "Com o Wii, a terapia fica mais dinâmica e envolvente. Enquanto uso o corpo para controlar o movimento na tela, sem perceber consigo dobrar o joelho esquerdo. Normalmente tenho dificuldade em fazer esse movimento", revela.

Para Cyrillo, os resultados do uso do Wii na reabilitação serão utilizados em pesquisas da Universidade sobre a utilização da realidade virtual na melhora da perfomance dos pacientes. "Vamos medir a ativação dos músculos para avaliar a reação e assim, direcionar a reabilitação."    Na clínica de Fisioterapia, as atividades são acompanhadas por uma equipe composta pelo professor Fábio Navarro Cyrillo e alunos da disciplina de estágio supervisionado em Ortopedia, do 7º e 8º semestre. Os pacientes são encaminhados após triagem realizada pela clínica de Fisioterapia.

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