Rede de games on-line Xbox Live chega ao Brasil por R$ 15 ao mês

Rede de games on-line Xbox Live chega ao Brasil por R$ 15 ao mês

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:08

A rede Xbox Live, que permite que usuários realizem partidas contra outros jogadores por meio da internet, conversem por meio de áudio e de vídeo e comprem jogos e expansões de títulos, finalmente chegou ao Brasil. A novidade no país é que todos os brasileiros que assinaram a Live nos EUA poderão migrar totalmente suas contas para a rede brasileira, que tem estreia marcada para o dia 10 de novembro.

“Quem tem hoje uma conta americana não vai perder nada para ter uma conta brasileira”, afirma Guilherme Camargo, gerente de marketing do Xbox 360 da Microsoft Brasil. “A migração é importante para nós, pois existem muitos brasileiros jogando em uma conta americana, e, por isso, não fazemos parte de uma unidade de negócios, de uma comunidade oficial. Esta é a oportunidade de montarmos nossa comunidade”.

Para ter acesso à Xbox Live no Brasil e jogar games on-line, o dono do Xbox 360 precisa pagar uma mensalidade. Feita por meio de um console conectado à internet, a assinatura é paga com cartão de crédito e os preços são R$ 15 para um mês de acesso, R$ 40 por três meses e R$ 90 por um ano. Quem preferir pode adquirir um cartão do serviço Live em revendas oficiais da Microsoft que traz valores de mensalidade de R$ 55 para três meses e R$ 130 para 12 meses.

O usuário pode acessar a Xbox Live também de forma gratuita, mas não poderá jogar games on-line. Entretanto, ele poderá conversar com amigos e acessar a loja de jogos. Para comprá-los, no entanto, é necessário ter Microsoft Points (MS), um crédito utilizado na rede. No Brasil, o jogador terá a opção de comprar por meio do Xbox 360 conectado à internet 500 MS no valor de R$ 12,50; 1 mil MS por R$ 25; 2 mil MS por R$ 50; e 5 mil por R$ 125. Nas lojas especializadas serão vendidos cartões de 1500 MS por R$ 50 e 4500 MS por R$ 145.

Enquanto os cartões para assinar a Live podem ser adquiridos no Brasil ou nos EUA – em ambos os casosa assinatura funciona –, o mesmo não vale para os cartões de Microsoft Points. Estes são regionalizados e, com uma assinatura da Live brasileira, só podem ser comprados por aqui, segundo a Microsoft.

Camargo explica que, inicialmente, a preocupação da Microsoft Brasil é com a experiência de jogo, evitando “lags”, ou seja, atraso na velocidade da internet que possa comprometer a experiência dos games. “Já fizemos reuniões com as empresas de telecomunicações e estamos realizando testes internos para garantir a qualidade”, disse.

“Logo no início da Live brasileira teremos todos os jogos da seção de ‘Games On Demand’ [jogos sob demanda, que são títulos adquiridos por meio digital], ‘add-ons’ [expansões para os jogos] e game da Live Arcade [títulos mais simples e mais baratos comprados via download] e o objetivo é aumentar esse portfólio com o tempo. Estamos conversando com as publicadoras para que levem seus jogos para a classificação indicativa do Ministério da Justiça para podermos disponibilizar os jogos.

A migração de contas da Xbox Live, de acordo com o executivo, será algo natural e fácil. Ela poderá ser feita tanto da rede do console quanto pelo site oficial. “Teremos guias para explicar o processo e o usuário tem o centro de suporte que dará total apoio”, diz Camargo. “A Xbox Live é uma constante evolução. O primeiro passo de colocar o serviço no ar focando no DNA do Xbox Live, que são games. Temos parcerias que estão sendo estudadas. Queremos trazer os brasileiros para dentro de casa, proporcionar boa experiência na parte de jogos e trazer mais títulos nos próximos anos.”

Diferente da rede americana

A Xbox Live desembarcará no Brasil com algumas diferenças em relação à rede disponível para os jogadores americanos. Nem todos os serviços estarão disponíveis, como o de aluguel e compra de filmes via download.

Nos EUA, pacotes de 4 mil pontos, por exemplo, custam US$ 50. Há jogos simples vendidos por 400 pontos, ou US$ 5. No Brasil, o usuário gastará o mesmo número de pontos para adquirir os jogos. Entretanto, poderá haver um bloqueio de região por conta dos cartões, impedindo que um usuário compre um nos EUA e fazendo com que ele funcione no Brasil. Isso, segundo Guilherme Camargo, gerente de marketing da Microsoft Brasil, já acontece em outras regiões do globo com a Live.

Se os americanos já podem alugar e comprar filmes por download na Live, os brasileiros terão de esperar para ter acesso a um serviço semelhante. A loja americana não estará disponível no Brasil, mas a Microsoft diz que já está negociando com produtoras e distribuidoras de filmes e seriados no país para criar uma versão nacional do serviço.

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