RIM deve revelar tablet na semana que vem

RIM deve revelar tablet na semana que vem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

São Paulo - A Research In Motion (RIM), fabricante da linha de smarphones BlackBerry, deve revelar seu tablet PC na semana que vem, informa reportagem do The Wall Street Journal (WSJ) desta quarta-feira (22). Citando fontes próximas ao assunto, a publicação diz que o anúncio deve ser feito nos Estados Unidos , durante uma conferência para desenvolvedores que ocorrerá em São Francisco, na Califórnia.

O dispositivo, que concorreria com o iPad, da Apple , o  Galaxy Tab, da Samsung , e o Streak, da Dell , é apelidado de BlackPad. As especulações sobre o lançamento de um tablet da RIM ganharam força recentemente quando a empresa adquiriu o domínio blackpad.com . Segundo o WSJ, as vendas devem começar no quarto trimestre deste ano, e terá tela touchscreen de sete polegadas, além de "uma ou duas" câmeras.

O jornal diz ainda que o BlackPad usará um sistema operacional inédito, desenvolvido pela QNX Software Systems. A empresa, que desenvolve sistemas operacionais para uma série de dispositivos que vão desde carros até reatores nucleares, foi comprada pela RIM no início deste ano, negócio que foi visto por analistas de mercado como uma estratégia para substituir o software BlackBerry, criticado como lento e cheio de falhas.

O novo sistema operacional da QNX seria adotado não apenas no BlackPad, mas também nos smartphones BlackBerry. A aposta da RIM abriria uma terceira via na concorrência entre os desenvolvedores de software para o crescente mercado de tablets, disputado atualmente entre o iOS, da Apple , e o Android, do Google . Apesar da quantidade de detalhes apurada pelo WSJ, a RIM se negou a comentar o assunto alegando que não fala sobre rumores ou especulações.

Levantamento da consultoria Gartner mostrou as de vendas de BlackBerry em relação ao total de smartphones caiu um ponto percentual, para 18%, no segundo trimestre deste ano em relação ao ano anterior, ao passo que a fatia de aparelhos Android e iOS subiram.

Postado por:Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições