Robô que entra pelo cano pode resolver problemas da indústria

Robô que entra pelo cano pode resolver problemas da indústria

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Indústrias de todos os tipos estão repletas de tubos, dutos e canalizações, pelos quais passam os mais diversos produtos ou mesmo ar, no caso dos sistemas de ventilação e ar condicionado. E esses canos funcionam muito bem - pelo menos até entupirem.

Usando a sua experiência na construção do robô-bombeiro AnnaKonda, cientistas noruegueses resolveram atacar de frente esse problema da indústria - ou talvez fosse mais adequado dizer, atacá-lo de dentro.

A equipe do Dr. Jens Thielemann projetou um robô que será capaz de navegar no interior de tubulações complexas, subindo canos verticais e passando facilmente por interseções. Ele será dotado de um sistema de navegação que permitirá que ele "saiba" onde está dentro da tubulação, podendo sair dela da forma mais otimizada possível.

Embora a imagem de uma cobra seja a primeira associação que se faz quando se vê o projeto do novo robô, que ainda não foi batizado, ele se move por meio de rodas feitas de plástico. Seu corpo será totalmente confeccionado em alumínio.

O projeto prevê que o robô seja capaz de se movimentar com facilidade por dutos e tubulações com diâmetros a partir de 20 centímetros.

O robô será composto por 10 módulos estruturalmente idênticos, conectados entre si, cada um deles contando com um par de rodas. Para balancear o peso do robô, os módulos de visão, processamento e motorização serão distribuídos entre os diversos módulos.

Os cientistas estão agora aprimorando o sistema de visão artificial e testando o primeiro módulo, que já foi construído. Eles esperam ter um protótipo totalmente funcional do novo robô até o final de 2008.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições