Rússia anuncia equipe definitiva que vai "fingir" viagem de 520 dias a Marte

Rússia anuncia equipe definitiva que vai "fingir" viagem de 520 dias a Marte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (27) a composição definitiva da equipe de seis voluntários que participará da simulação de voo a Marte que começa em 3 de junho e terá a duração de 520 dias. O simulador de nave interplanetária está instalado no IPBM, na capital russa.

A agência de notícias Interfax e o Instituto de Problemas Biomédicos da Academia de Ciências da Rússia informaram que a tripulação será liderada pelo russo Alexei Sitev. Outro russo, Sukhrob Kamolov, ocupará o cargo de médico. Uma das três vagas de pesquisadores foi concedida a Aleksandr Suvorov, que tem a mesma nacionalidade dos dois primeiros.

Os outros três participantes da experiência são o francês Romain Charles, que será o engenheiro de bordo, o ítalo-colombiano Diego Urbina e o chinês Wang Yue como pesquisadores científicos.

Ficou de fora da tripulação o russo Mikhail Sinelnikov, que em 18 de maio, durante a apresentação oficial em Moscou do projeto Marte-500, foi apontado como um dos candidatos da Rússia a participar da simulação.

Inicialmente estava previsto que a tripulação fosse formada por quatro voluntários russos e dois europeus, mas posteriormente chegou-se a um acordo com a Agência Espacial da China para conceder uma vaga a um voluntário desse país.

Por participar da experiência, os russos receberão cada um aproximadamente R$ 179 mil (três milhões de rublos), número similar ao que receberão seus colegas europeus, segundo o diretor do projeto, Boris Morukov, que não detalhou a quantia que receberá o voluntário chinês.

Os seis participantes permanecerão em um módulo científico de 180 m2 isolado do mundo durante 520 dias porque esse é o tempo da viagem de ida e volta a Marte somado a uma estadia simulada de 30 dias na superfície marciana.

Ao final dos 250 primeiros dias de isolamento, três deles se instalarão em outro cômodo, que representará o módulo exterior que pousará em solo marciano.

Em 14 de julho do ano passado foi encerrada a experiência simulada de voo de 105 dias, considerada uma prévia do Marte-500.

Esse ensaio foi idealizado para testar a compatibilidade psicológica e a tolerância dos integrantes da tripulação, o que permitirá aos cientistas estudar dia a dia os efeitos do isolamento de longa duração.

Os seis voluntários foram submetidos a um intenso treinamento prévio, durante o qual passaram por vários testes e repetiram as experiência previstas.

Eles terão de realizar 105 experimentos psicológicos, físicos e médicos para ver a evolução de seu corpo e de sua mente.

Para se divertir, os participantes terão acesso a vídeos e livros eletrônicos.

Uma experiência em nome do progresso implica sacrifícios, inclusive culinários. O regime alimentar a bordo será parecido com o dos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os ''viajantes'' também terão de seguir regras drásticas. Já que o abastecimento de uma nave em rota para Marte é impossível, eles só poderão tomar banho uma vez a cada dez dias e trocar de roupas íntimas a cada três.

Os voluntários poderão abandonar o experimento quando quiserem sem dar explicações, embora esteja combinado que nenhum deixará o experimento a não ser por motivo de doença ou crise psicológica.

Foto: Abril

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições