Saiba como impedir que seu micro vire um zumbi

Saiba como impedir que seu micro vire um zumbi

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

A empresa de segurança  Fortinet publicou nesta segunda-feira (31/05)  o guia de sobrevivência " Não se torne um zumbi". O objetivo é  ajudar os internautas a evitar que seu micro torne-se parte uma botnet - uma rede de micros controlados remotamente, ou micros "zumbis".

Segundo o guia, "O caminho mais provável para um computador ser infectado é clicando em um link malicioso. Para dar um exemplo de como os links podem vir de qualquer lugar, olhe a botnet  Koobface , que continua a infectar usuários do Facebook.  Esse vírus se espalhou por meio de links de vídeos postados por amigos no Facebook". 

Além disso, mensagens curtas e enigmáticas perguntando se os usuários assistiram a um vídeo –  ou perguntando "é você neste vídeo? – links reduzidos ou links escondendo o verdadeiro destino da URL também têm atormentado outros sites, como o Twitter . 

Mesmo depois de clicar no link malicioso você pode desconhecer que seu computador está infectado ou comprometido. Muitas vezes, são seus amigos que ele tentará infectar e eles poderão informá-lo. O vírus pode tentar enviar a mesma mensagem aos seus outros contatos, direcionando para o mesmo vídeo. Assim é possível perceber que a mensagem é suspeita.

O guia da Fortinet explica: "Em qualquer um destes casos, um amigo esperto perguntará: "Por que você enviou este video para mim?". Se você sabe que não enviou esse conteúdo para um amigo, pode apostar que o computador está infectado e sua conta comprometida." 

Protegendo seu computador  

Usar um software anti-malware, devidamente atualizado, irá proteger o PC. No entanto, o problema com o modelo de assinatura de segurança (sistema pelo qual esses softwares detectam ameaças) é que sempre existe um atraso na atualização e isso deixa por um tempo os PCs vulneráveis a um novo ataque, enquanto os fornecedores desenvolvem uma maneira de detectar o ataque. 

"A melhor maneira para desativar um vírus e depois eliminá-lo é a quarentena. Em seguida, execute uma verificação. Se o seu software estiver atualizado, ele deve encontrar e enfrentar a ameaça", informa o texto.

O guia aponta que "Um trojan em um computador pode trazer problemas. Portanto , a melhor linha de defesa é a prevenção, porque uma infecção inicial pode piorar com o tempo". Isso significa utilizar as linhas de defesa, tais como antivírus, firewalls e gerenciamento unificado de ameaças (UTM) para detectar e bloquear ameaças infecções da rede. 

O que é um trojan?  

Um trojan - também referido como Cavalo de Tróia - permite que uma pessoa não autorizada controle seu computador. A infecção é geralmente o resultado de um hacker, site malicioso, e-mail ou pendrive USB infectado.  

Identificação de um micro zumbi 

Esses vírus trojans são bons em se esconder e difíceis de serem notados, mas se você perceber que algo mal-intencionado está em execução no seu computador, deve removê-lo rapidamente ou desativá-lo.  Fique atento, pois esses vírus muitas vezes têm nomes de arquivos e processos que são semelhantes, ou mesmo idênticos, aos nomes de arquivos e processos normais do sistema. O melhor mesmo é ter um bom antivírus na máquina e mantê-lo atualizado, além de nunca clicar em mensagens suspeitas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições