Site registra endereços IP de quem baixou arquivos de forma ilegal

Site registra endereços IP de quem baixou arquivos de forma ilegal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Página mostra quem baixou expansão para o jogo 'World of Warcraft' (Foto: Reprodução) O site Youhavedownloaded.com está buscando na internet os endereços de quem baixa arquivos ilegais por meio do protocolo ponto a ponto (P2P) BitTorrent. Os arquivos “.torrent”, quando abertos em um software compatível, direcionam o aplicativo para um “rastreador” que precisa informar ao programa o endereço de todos os outros internautas que estão baixando o mesmo arquivo. É assim que o You Have Downloaded coleta os dados.

Ao entrar no site, a página imediatamente apresenta quais arquivos já foram baixados com o endereço IP do visitante. Como em muitos casos o endereço IP é dinâmico – ou seja, troca a cada vez que o usuário reconecta –, os dados provavelmente estarão incorretos. Em outras palavras, o download mostrado foi provavelmente realizado por outra pessoa que usou o mesmo endereço.

No entanto, além de coletar o endereço e associá-lo ao arquivo baixado, o You Have Downloaded também registra a data e hora. Com isso, um endereço IP poderia, com o auxílio do provedor de acesso – normalmente mediante uma ordem judicial – levar ao internauta que baixou o arquivo. O banco de dados do site já registra 50 milhões de endereços IP que já baixaram algum arquivo por meio de BitTorrent.

O site permite fazer buscas pelo nome do arquivo ou pelo endereço IP. Segundo um dos criadores do site, o russo Suren Ter-Saakov, o software do site também é capaz de verificar o código identificador do protocolo DHT (Distributed Hash Table). O DHT é usado junto com os rastreadores de BitTorrent para encontrar usuários que estão baixando um mesmo arquivo. Ele permite identificar computadores diferentes que estejam usando um mesmo endereço, como no caso de uma empresa ou escola.

Ao site "KrebsOnSecurity", Suren Ter-Saakov afirmou que o site tem apenas o objetivo de mostrar aos internautas que as informações sobre os downloads estão disponíveis publicamente. Segundo ele, não há plano para usar o banco de dados do You Have Downloaded comercialmente. A infraestrutura do projeto custa menos de US$ 300 por mês.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições