Sony apresenta leitor digital com acesso à web por US$ 399

Sony apresenta leitor digital com acesso à web por US$ 399

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A Sony lançou nesta terça-feira, 25 de agosto, seu dispositivo eletrônico de leitura "Daily Edition", numa medida para desafiar a posição dominante da Amazon.com no crescente mercado de livros digitais.

O "Daily Edition", que custa US$ 399 dólares, possui uma tela sensível a toque de sete polegadas e será colocado à venda em dezembro. A AT&T será a operadora do novo dispositivo, que usará uma conexão 3G, tecnologia de internet sem fio adotada por aparelhos como o iPhone, da Apple.

Após um ano de manchetes dominadas pelo dispositivo Kindle, da Amazon, a Sony tomou a ofensiva. No começo deste mês, a companhia lançou dois aparelhos por US$ 199 e US$ 299. O Kindle, da Amazon, custa US$ 299 e US$ 489 por uma versão com tela maior para visualização de jornais.

Enquanto os dispositivos da Sony possuem tela sensível a toque, elemento encontrado em aparelhos populares como o iPhone, eles nunca incluíram uma conexão wireless. Isso é algo com que hoje, analistas dizem, muitos usuários de tecnologia contam. O Kindle, apesar de ter wireless, não oferece tecnologia touchscreen.

Batalha

A diferença pode dar à Sony um impulso na briga pelo domínio no setor de livros e dispositivos de leitura. A indústria ainda é jovem, mas a Sony e a Amazon, que são as duas maiores empresas do meio, alvejam atrair os primeiros usuários e estabelecer aí um gancho em um mercado que, acreditam, eventualmente se tornará a força motriz dos lucros.

Dispositivos eletrônicos de leitura permitem que as pessoas leiam conteúdo em uma mesa do tamanho de um livro. Mesmo com alguns usuários fazendo alarde sobre o aspecto de conveniência, especialmente durante viagens, analistas dizem que os aparelhos continuarão sendo um item de luxo até que os preços diminuam.

A Sony lançou seu primeiro dispositivo de leitura em 2006, mas o Kindle da Amazon, lançado em 2007, ganhou muito mais atenção. A Sony vem tentando retomar o espaço nos últimos meses.

Estratégias

A empresa afirmou em agosto que iria converter sua livraria digital, que conta com mais de 1 milhão de títulos, para o formato EPUB, padrão para publicação que permite a leitura de livros em diversos aparelhos.

A medida deve provavelmente atrair consumidores que não querem ter limites, devido ao sistema proprietário da Amazon. Seus títulos podem ser lidos apenas no Kindle, ou usando um software da Amazon no iPhone ou iPod Touch da Apple.

A Sony também fechou um acordo com o Google no começo do ano para que seus leitores possam acessar o acervo de mais de meio milhão de livros de domínio público gratuitamente.

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