Telefônicas querem usar celulares como cartões de crédito

Telefônicas querem usar celulares como cartões de crédito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

A AT&T, a Verizon e a T-Mobile, três das principais operadoras de telefonia celular dos Estados Unidos , estudam lançar uma aliança estratégica para desenvolver um sistema que permitirá utilizar os telefones celulares como cartões de crédito ou débito, informou hoje o "Wall Street Journal". As três companhias estão analisando a possibilidade de se unir, com a ajuda da Barclays e da Discover Financial Services, para criar um sistema comum que permitirá a implantação nos EUA do uso dos telefones celulares como a nova modalidade de pagamento. O sistema, já implantado em países como Japão e Coreia do Sul, permite aos usuários utilizar seus celulares como se fossem cartões de crédito ou de débito, para realizar pagamentos em todo o tipo de estabelecimento, onde o telefone celular deve ser passado em frente a um terminal de pagamento.

A AT&T, distribuidora exclusiva do iPhone nos Estados Unidos, sua rival Verizon e a T-Mobile darão início aos testes do sistema em várias cidades do país neste trimestre, segundo o jornal nova-iorquino, que assegura que, se os teste forem satisfatórios, o sistema poderia ser desenvolvido até o final do ano.

No entanto, o jornal alerta que uma das "ameaças" que a iniciativa representa é, além da necessidade de melhorar os sistemas para evitar fraudes, "a vantagem que a Apple obteria, que poderia transformar seu iPhone e o iTunes em uma grande plataforma de pagamentos".

A iniciativa, segundo o jornal, também representa um desafio para a Visa e a MasterCard, que poderiam ter boa parte de seus negócios afetada pelas operadoras.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições