UE pede que Google guarde por seis meses fotos do Street View cx

UE pede que Google guarde por seis meses fotos do Street View cx

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O órgão regulador de privacidade da União Europeia enviou esta semana carta ao Google, pedindo que a gigante da internet alerte as cidades antes de tirar as fotos que abastecem o serviço Street View. Além disso, a UE solicitou que a companhia reduza o tempo em que mantém as fotos originais em seus servidores de um ano para seis meses.

Essa ferramenta, disponível tanto no Google Maps quanto no Google Earth, permite que o usuário "navegue" por uma região, visualizando fachadas e outros elementos urbanos fotografados e transformados em um ambiente virtual.

Em resposta, o Google disse que já posta atualizações em seu site sobre o itinerário de suas câmeras Street View. Sobre as questões relativas à privacidade, a companhia ressaltou que as fotos são todas de lugares públicos, têm de alguns meses a poucos anos, e são tratadas para que rostos de pessoas e placas de veículos, por exemplo, para que não possam ser identificadas. Além disso, a empresa garantiu que removerá imagens específicas quando solicitada.

A companhia, no entanto, não concorda em reduzir o tempo de armazenamento das imagens originais, alegando questões de qualidade e aperfeiçoamento da ferramenta. “A necessidade de reter as imagens sem retoques [por um período de um ano] é legítima e justificada – para garantir a qualidade e precisão de nossos mapas, para melhorar a nossa capacidade para corrigir erros ao borrar certas imagens, bem como a utilizar os dados já coletados para criar melhores mapas para nossos usuários", respondeu na quinta-feira (25) à UE, o conselheiro mundial de privacidade do Google, Peter Fleischer, de acordo com o site “CNet”.

"Temos um compromisso público de um período de retenção de 12 meses a contar da data em que as imagens são publicadas no Street View, e este é o período que continuaremos a seguir globalmente”, completou Fleischer.

Serviço no Brasil

A chegada ao Brasil do serviço do Google que digitaliza imagens das ruas no serviço de mapas da empresa foi anunciada pela companhia em julho , quando começou o período de testes em Belo Horizonte, além de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Os carros do Google começaram a fotografar São Paulo e Rio de Janeiro para o serviço Street View em janeiro. O trabalho de mapeamento das duas cidades – as primeiras a contarem com o serviço no Brasil – deve durar cerca de quatro meses, de acordo com a assessoria de imprensa da companhia. Após essa etapa, ainda segundo a assessoria, serão mais três ou quatro meses de trabalho na edição e tratamento das imagens captadas pelos veículos.

A intenção da companhia é ter todas as cidades brasileiras que serão sede da Copa do Mundo de 2014 em seu site de mapas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições