Vídeo de 1987 mostra "Photoshop" soviético

Vídeo de 1987 mostra "Photoshop" soviético

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Mesmo antes do Photoshop existir, a União Soviética já fazia edição computacional de imagens: é o que diz um vídeo de sucesso no YouTube. Datada de 1987, três anos antes da primeira versão do Photoshop, a peça de propaganda soviética mostra fotos sendo retocadas com ajuda de um computador e um imenso scanner de tambor.

Porém, o olhar atento nos vídeos e comentários revela que como toda propaganda, o vídeo deve ser apreciado com moderação: o sistema usado se parece com o Pericolor-1000, uma tecnologia francesa que misturava hardware e software para permitir a edição de imagens. O nome do sistema pode ser visto diversas vezes nas imagens da tela do computador, com caracteres russos.

O próprio computador se parece com um Apple II ou, ao menos, com um clone. Já o scanner pode ter sido importado, e mensagens em inglês na tela também denunciam que provavelmente o programa foi traduzido ¿ com ou sem ajuda dos desenvolvedores originais, já que engenharia reversa era lugar-comum nos dois lados da Guerra fria.

Nem estes detalhes nem a narração tipicamente fleumática da propaganda soviética prejudicam o interesse no vídeo de 2'48", que já soma mais de 300 mil hits (sem contar as "cópias"). Afinal, qualquer nerd fica fascinado com a engenhosidade do projeto, que superava dificuldades técnicas para chegar a resultados úteis anos antes de os sistemas de edição de imagem se tornarem populares.

O vídeo pode ser encontrado no link http://goo.gl/b2JoA. Também vale a pena ler os comentários, mesmo com ajuda de um tradutor automático para as mensagens em russo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições