MENU

Web torna pessoas mais impacientes no mundo off-line, diz estudo

Web torna pessoas mais impacientes no mundo off-line, diz estudo

Atualizado: Segunda-feira, 7 Dezembro de 2009 as 12

Uma pesquisa realizada pela operadora de telefonia móvel TalkTalk, na Inglaterra, indica que o uso da internet torna as pessoas mais impacientes também no universo off-line. Mais da metade dos entrevistados admitiu que se irrita com mais facilidade do que no passado. ''A internet agiliza nossa vida e nos torna menos paciente com a natureza vagarosa do mundo off-line'', diz o estudo.

O levantamento, ligado a um serviço de alta velocidade da empresa, tinha o objetivo de identificar qual o ''ponto de impaciência'' em diversas atividades diferentes - para isso foram ouvidas 2.050 voluntários, segundo o ''Daily Mail''. O que mais irrita as pessoas é quando elas têm de esperar durante uma ligação: o auge da irritação, nesses casos, acontece aos cinco minutos e quatro segundos.

Aqueles que cresceram inseridos na era da internet têm menos paciência para esperar do que pessoas mais velhas. Um terço dos entrevistados (33%) com idades entre 18 e 24 anos esperam que as páginas da web carreguem em até 10 segundos, enquanto apenas 10% das pessoas com mais de 65 anos têm essa mesma expectativa. Entre os idosos, 64% não se importam em esperar mais de um minuto para o carregamento de uma página.

No geral, no entanto, 70% dos entrevistados confessam que se irritam quando têm de esperar mais de um minuto para visualizar o conteúdo de um site. Isso porque, explica o diretor Mark Schmid, da Talk Talk, estão todos acostumados à velocidade e conveniência da internet.

Ao enviar uma mensagem de voz ou de texto, as pessoas querem que ela seja respondida em até 13 minutos e 16 segundos. E, nos restaurantes, a impaciência chega aos oito minutos e 38 segundos, quando os clientes começam a questionar se seu prato nunca vai chegar. Ao encontrar com um amigo, a tolerância para o atraso é de dez minutos e um segundo.

veja também