Café reduz risco de morte em 10%

Café reduz risco de morte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

Para quem gosta de café a novidade é muito boa, um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional do Câncer (NCI, em inglês) dos Estados Unidos concluiu que beber cerca de três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte em 10%.

400 mil homens e mulheres de 50 a 71 anos de idade foram analisados durante a pesquisa, e descobriu-se que a relação entre essa bebida e a diminuição do risco de morte aumentou segundo a quantidade de café consumida.

Pessoas que tomaram café tiveram uma probabilidade menor de morrer por doenças cardíacas, respiratórias, problemas cerebrais, lesões, diabetes e infecções, embora não tenha sido observada sua associação com o câncer.

Leia também:

Os alimentos que te livram da dor de cabeça

Confira dicas de como manter a saúde no frio

Osteoporose deve ser evitada a partir dos 20 anos

Em contrapartida os investigadores disseram não poderem afirmar que essas associações significam que tomar café realmente faz as pessoas viverem mais tempo.

O estudo também incluiu outros fatores de risco sobre a mortalidade, como por exemplo, o tabagismo e o consumo de álcool, e chegou à conclusão de que as pessoas que tomaram três ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco de morte 10% menor com relação às que não tomaram.

"O café é uma das bebidas mais consumidas nos Estados Unidos, mas a associação entre o seu consumo e o risco de morte não ficou muito clara", indicou Freedman, doutor que realizou o estudo.

"Embora não possamos assegurar uma relação entre o consumo dessa bebida e um risco menor de morte, esses resultados nos dão um pouco de segurança ao dizer que tomar café não prejudica a saúde", assegurou.

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições