Hipertensão e diabetes presentes na vida de muitos adultos

Hipertensão e diabetes presentes na vida de muitos adultos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

De acordo com o relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das maiores causas de morte por derrame ou problemas cardíacos é a hipertensão, um de cada três adultos sofrem desse problema enquanto um de cada dez tem diabetes.

"Este relatório oferece uma evidência a mais do dramático aumento das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.

O estudo estatístico da OMS pela primeira vez inclui informação de 194 países sobre os altos níveis em homens e mulheres da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue, que revela, entre outras coisas, que os diagnósticos e os tratamentos baratos destas dolências reduziram o problema nos países desenvolvidos.

A organização tem como maior preocupação o fato de que em países como a África, onde há uma menor procura por prevenção as pessoas realmente não saibam que correm "alto risco de morte e incapacidade por um ataque no coração ou um derrame".

Leia também:

Saiba como evitar a dor nas costas

Confira dicas de como manter a saúde no frio

Entenda melhor o que é Sonambulismo

A OMS lembra que, se não for tratado, o diabetes pode causar doenças cardiovasculares, cegueira e falha renal.

"Em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008", declarou Ties Boerma, diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS, essa seria outra grande preocupação por parte da organização.

Boerma disse ainda que "hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas".

A conclusão a que se chegou é as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo e a OMS busca acompanhamento e uma série de metas voluntárias para prevenir e controlar o problema.

 

 

 

Com informações de Terra

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições