Saiba como controlar a ansiedade para ter uma vida mais saudável

Controle a ansiedade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A psicologia é capaz de sintetizar um pouco a questão da ansiedade mas em alguns casos pode ser necessário o auxílio de um psiquiatra também para controlar o problema.

A ansiedade é aquela sensação natural e normal de desconforto que todos nós experimentamos frente a um perigo presente que os faz se preparar para uma situação que reduza ou previna a sua ocorrência.

Sua função é diminuir o desconforto, pois ela impulsiona a pessoa a resolver as situações que causam angústia, aumentando o grau de vigília, o que amplia a capacidade de agir em situações de estresse. Mas, quando a ansiedade passa do limite normal, ela se transforma em um preocupante estado de “sempre alerta”.

Uma pessoa muito ansiosa não consegue viver completamente o presente, está sempre pensando no futuro e em tudo de ruim que pode acontecer. 

Desde o nascimento, o ser humano é colocado face a face com as limitações de seus poderes, a ansiedade surge até que a pessoa consiga se sentir satisfeita em relação ao que a angustia.

A ansiedade patológica

Se trata de uma questão de quantidade, e não de qualidade. É um determinado grau de ansiedade que passa a ser evidenciado por sintomas de sensação dolorosa e desconfortável, como um mecanismo de alarme. Ela prejudica o indivíduo, compromete seu bem estar e seu desempenho e dificulta sua preparação para enfrentar adequadamente situações ameaçadoras do cotidiano.

Alguns transtornos alimentares relacionados à ansiedade são por exemplo a anorexia nervosa; bulimia nervosa; transtorno alimentar noturno; comer compulsivo, entre outros.

A ansiedade que engorda

 O ato de comer é afetado por substâncias químicas presentes no cérebro que regulam o estado emocional. A serotonina é alterada pelo estado de ansiedade, fazendo com que o cérebro aumente o desejo de ingerir carboidratos, na tentativa de regular o quadro afetivo, podendo causar ingestão alimentar excessiva e até obesidade.

Exercícios físicos para diminuir a ansiedade

Praticar atividades físicas regulares faz com que o organismo libere substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, trazem sensação de bem estar, reduzem o estresse diário e ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade.

 

 

 

 

Com informações de Vila Mulher e Dicas de Mulher

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições