A Geração Y de olho no futuro profissional

A Geração Y de olho no futuro profissional

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 10:03

Uma nova geração de jovens de 18 a 24 anos procuram satisfação pessoal, ascensão profissional e relevância social no trabalho. Cerca de 90% dos jovens brasileiros querem trabalhar em organizações socialmente responsáveis, preocupadas com o meio ambiente e com a sociedade.

Globalização, novas tecnologias, elevação do êxodo rural, são transformações que vão impactar o mundo do trabalho. Empresas cada vez mais enxutas, horários flexíveis, trabalho por projetos, redução das hierarquias, estão mudando a forma de escolher a carreira pessoal dos jovens. A nova geração procura trabalhar nas organizações que têm algo diferente. Uma grande parcela da geração "Y", formada pelos jovens nascidos a partir da década 80, querem fazer a sua parte para melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Essa nova geração não dá tanta importância ao tamanho ou à história das organizações. Para ela, o mais importante é poder tocar seus projetos, e enxergam a possibilidade de se tornarem empreendedores, montando seus próprios negócios.

Qual é o lado bom de tudo isso? "as organizações que não conseguirem mostrar sua contribuição à sociedade terão muita dificuldade para atrair os novos talentos".

No novo trabalho, você deve estar conectado com as redes sociais, e formar uma grande rede social compartilhando conhecimento. Estas redes se formam através de competências dos especialistas. Sai de cena, o generalista superficial, aquele profissional que sabe um pouco de tudo. Ganha força no mercado, o jovem especialista convicto, que tem o domínio de uma área com segurança. O melhor especialista tem foco e capacidade de colocar em prática aquilo que sabe, saindo do plano teórico.

As organizações estão buscando jovens intraempreendedores, indivíduos que desenvolvem as mesmas características comportamentais de empresários bem-sucedidos, mas, no interior destas empresas. No dia a dia do trabalho, são proativos, inovadores e criativos.

A noção de sucesso mudou para os jovens da Geração "Y". Eles querem transformar a sociedade, criar projetos que tragam coisas boas para outras pessoas. Os jovens estão se engajando como nunca em trabalhos voluntários. Preferem trabalho nas empresas que ofereçam a possibilidade de realizar trabalhos sociais, com atividades prazerosas e que farão sentidos para eles.

As novas formas de trabalho surgem nas redes que se constituem através de competências dos especialistas.

Você encontra o Crowdsourcing, onde as empresas procuram conhecimento na rede, com sites inovadores e sugestões dos consumidores. O novo trabalho virtual, da colaboração, onde os funcionários de uma empresa, ou de uma instituição educacional pode montar na rede, um site para pesquisas de satisfação. É criado um site e convoca a comunidade para dar sugestões.

O Crowdfunding, é a rede utilizada para obter recursos. Uma colaboração virtual pode levantar recursos na rede , com o objetivo de realizar produções, montar negócios e projetos.

Tem também o Trabalho Remoto, onde o funcionário não tem mais lugar fixo. Você faz o trabalho e desenvolve projetos por videoconferência.

A educação é contínua. Não se pode parar. O indivíduo não estaciona com o diploma universitário. Ele continua estudando, fazendo curso de curta duração e de aplicação imediata. Aprender falar inglês é fundamental, aumenta em 40% a chance de conquistar um bom trabalho em uma grande empresa. O professor será o responsável pela construção do conhecimento, um moderador, orientador, e não simplesmente um instrumento que transmite exclusivamente conhecimento.

Saúde, educação e treinamento, sustentabilidade e inclusão social, são as áreas mais promissoras. Se as pessoas vão viver mais e terão mais renda, áreas relacionadas a saúde pessoal, cosméticos, beleza, alimentação saudável, qualidade de vida, segurança, têm grande futuro ao mesmo tempo que gera oportunidades de negócios.

O futuro do trabalho vai exigir uma profunda especialização e ampla rede de conexão. O tipo de rede que você tem de desenvolver é com pessoas que possam te ajudar. Criar redes de relacionamentos com pessoas diferentes de você. Com inovação, você agrega valor ao trabalho, e a inovação acontece quando você se relaciona com pessoas de outras áreas. E nas empresas, o ideal é formar equipe multidisciplinares com diferentes áreas do conhecimento.

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