Andréa Zaitune Curi, da Fundação Getúlio Vargas, e Naércio Mezes Filho, do Insper, comandaram um estudo que revelou que alunos com nota 10% maior no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) recebem salários mais altos no início da carreira. A estimativa da pesquisa é de que esses salários são 5% mais altos em relação aos outros estudantes.
Jovens de duas gerações - uma nascida entre 1977e 1978 e outra entre 1987 e 1988, das universidades federativas participaram da pesquisa.
Os salários considerado desses grupos foram entre 22 e 23 anos. Após a análise da pontuação no Saeb, a média do ganho salarial no início da carreira é significativo, pois vale lembrar que esse valor tende a aumentar ao longo do tempo.
Os resultados são exclusivos aos alunos no período da educação básica, ou seja, descontam o efeito que variáveis como sexo, cor ou diploma de ensino superior possam ter sobre os ganhos futuros. Logo, o aumento de 5% no salário dos estudantes com notas boas não inclui o ganho extra que ele teria por ter cursado uma faculdade.
com informações do Universia