Alunos concluem o ensino médio sem o conhecimento necessário em matemática

Alunos concluem o ensino médio sem entender matemática

Atualizado: Quinta-feira, 8 Março de 2012 as 8:32

O nível de conhecimento em matemática fica abaixo do necessário quando os alunos concluem o ensino médio. Pelo menos é o que mostra o resultado do Saresp - Dados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

Os números do ensino médio na rede estadual paulista foram considerados "longe do ideal" pelo secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho.

Os níveis de conhecimento foram separado em quatro pelo Saresp: abaixo do básico (conhecimento insuficiente), básico (possui conhecimento mínimo do conteúdo, mas possui estrutura para avançar), adequado (tem domínio pleno do conteúdo) e avançado (sabe mais do que o esperado).

"Não é um problema de São Paulo, é um problema do país, aliás de muitos países. Você não tem possibilidade de diversificar o itinerário do estudante no ensino médio", disse Palma Filho sobre o problema que acredita ser fruto do desinteresse dos alunos.

Em comparação a matemática, na prova de língua portuguesa o número de estudantes do 3º anos do ensino médio com conhecimento abaixo do básico cai pela metade.  E os alunos com domínio pleno ou avançado representam um quarto do total.

Apesar de a maioria das médias do Saresp 2011 ter sido mais alta que as da edição anterior da prova, os alunos da rede estadual paulista não retornaram ao patamar registrado em 2009.

 

com informações do G1

veja também