MENU

Geral

Apaixonados por fliperama criam ambientes especiais em casa

Apaixonados por fliperama criam ambientes especiais em casa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Difícil encontrar quem não goste de jogar fliperama. As máquinas luminosas e cheias de desenhos eram febre nos anos 1980, mas com a chegada de videogames e computadores caíram no esquecimento. "Durante essa fase, elas passaram por um processo de desvalorização e muitas pessoas aproveitaram a época para começar a comprá-las", conta João Carlos Brasiliense, colecionador e apaixonado por pinball.

A partir daí, o hobby começou a ser resgatado. "Os anos se passaram e aqui estão elas novamente. O público que gosta se reciclou", diz Brasiliense que, em vez de ir para bares e restaurantes jogar, há cinco anos decidiu criar sua própria sala de jogos.

Na hora de planejar o espaço, alguns cuidados são fundamentais. A primeira etapa é verificar se o espaço disponível é compatível com a quantidade de máquinas que se pretende ter. "Se a metragem for reduzida, dificilmente sobrará espaço para a circulação e o ambiente ficará carregado", comenta Cid Rudis, colecionador e sócio do Pinball Clube do Brasil.

Sala de jogos vista de cima, com o característico piso preto e branco

Na hora de decorar, eletrodomésticos e mobiliário retrô são muito bem-vindos. A dica é garimpar móveis antigos e reformá-los, o que também significa economia na certa. Para o piso, a opção mais usada pelos amantes dos games é a famosa combinação de peças de cerâmica em branco e preto, que lembra um tabuleiro de xadrez.

A iluminação também é um quesito importante e merece uma atenção especial. "Colocar as lâmpadas nos locais certos facilita as partidas", diz Brasiliense. Para evitar reflexos indesejados nos vidros das máquinas, opte pala luz indireta, virada para o teto.

"Passo boa parte do meu tempo livre nesse espaço. Meu filho de quatro anos adora jogar. É uma área para reunir a família e aproveitar os momentos bons", diz Rudis.

Se bateu aquela vontade de aproveitar um quarto sem uso ou transformar a garagem em um gameroom de verdade, aí vai a dica: frequente bares e restaurantes com espaços para jogar. Esses lugares são sempre bons para fazer contatos e descobrir quem vende os equipamentos. Mas prepare o bolso. De acordo com Brasiliense, uma máquina de pinball, por exemplo, custa no mínimo R$ 3 mil e pode ultrapassar a barreira dos R$ 24 mil.

No túnel do tempo

O pinball é o antecessor do fliperama e surgiu na França no século 17. O equipamento era desenvolvido com madeira e alguns pinos. Trinta anos depois, o engenheiro mecânico Harry Mabs introduziu a tecnologia nas máquinas e desenvolveu sistemas que contavam a pontuação de maneira automática. Depois disso, o mundo começou a dar as boas-vindas aos fliperamas.

O lustre do espaço também tem inspiração lúdica, para combinar com a ambientação intensa e colorida

O administrador João Carlos Brasiliense é tão apaixonado por jogos de fliperama que reservou uma ala da casa só para o hobby

No ambiente de 60 m², Brasiliense criou uma verdadeira réplica de lanchonete americana para combinar com o clima do pinball

Na sala com pé-direito duplo foi criado um mezanino para acomodar a antiga lambreta

Nem mesmo a porta que dá acesso à sala da casa foi esquecida

Cid Rudis cedeu todo o armário do quarto em troca de um ambiente só para as máquinas de jogos no novo apartamento

O ambiente de 15 m² conta com geladeira vintage, sofá e, claro, as máquinas que mais gosta

Para decorar, Rudis pintou as paredes de preto e colocou adesivos, cartazes e pôsteres de jogos famosos, como Pac Man

Sobrou espaço até mesmo para uma pequena biblioteca de jogos

Por: Juliana Guimarães

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições