Conheça algumas profissões que estão em alta

Conheça algumas profissões que estão em alta

Atualizado: Terça-feira, 29 Maio de 2012 as 2:29

Quer saber quais as profissões estão em alta nesse exato momento? A gente tem a resposta. Em recente pesquisa, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Firjan, apontou os ramos de engenharia ambiental, civil e petróleo, tecnologia da informação, biotecnia e supervisão de produção industrial como as áreas de maior demanda de profissionais.

De acordo com a gerente de projetos da empresa de recursos humanos Grupo Foco, Tatiana Penteado, o mercado de carreiras sofre várias mudanças de acordo com o momento econômico do país. “É muito comum que algumas profissões fiquem na moda em determinadas situações. Agora, profissionais de áreas da gastronomia, da hotelaria e do turismo estão bem valorizados, já que teremos dois grandes eventos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, completa. 

Segundo a especialista, carreiras relacionadas à construção civil e ao meio ambiente também estão em alta. “Essa são áreas que respondem rapidamente à aceleração da atividade econômica, pensando não só nos investimentos do governo junto a programas de moradia e de infraestrutura urbana, mas também no boom do mercado imobiliário”, afirma. Já a área de tecnologia da informação cresce graças a uma tendência que vem se mostrando forte ao longo dos anos. “O mercado de TI apresenta bom campo de trabalho, já que ocorre um movimento das empresas em ampliar suas redes de informação. A área abrange cursos de informática, tecnologia da informação e engenharia da computação”, explica a gerente. 

Também existem aquelas carreiras em que a procura por profissionais existe em qualquer período. “Áreas relacionadas à saúde, como medicina e fisioterapia, sempre encontram campo de atuação, tanto pelo aumento da expectativa de vida da população quanto pela melhoria de qualidade nas classes mais baixas. Mesmo em momentos de crise, elas possuem demanda por seus serviços”, garante.

Antes de apostar em se profissionalizar em alguma dessas áreas, Tatiana ensina: “acho válido que a pessoa leve em conta suas competências e principalmente o que gosta de faze, pois, independente de estar ou não em alta, sempre haverá campo para bons profissionais”, finaliza.

veja também