MENU

Geral

Conheça a religião dos super heróis de quadrinhos

É possível sugerir a religião dos super heróis de quadrinhos por meio de suas histórias. Conheça os grupos religiosos dos HQ’s.

Fonte: Guiame, com informações de Gospel e NerdAtualizado: segunda-feira, 26 de janeiro de 2015 13:03

 

Alguns episódios nas histórias dos super-heróis deixam pistas sobre a religião das personagens. É possível notar heróis que parecem mudar de religião durante o percurso da história, e outros que a abandonam.

Veja a lista de religiões e seus heróis:

Protestantes

Como esta é a religião mais comum nos Estados Unidos, vários heróis são protestantes. Como Flash, Homem Aranha, Lanterna Verde, Ciclope e claro, o herói que melhor representa o estilo de vida americano, Capitão América.

Batistas: A Vampira do X-Men é da região Sul do EUA, onde predominam as igrejas batistas e já declarou seguir essa denominação. Também é batista o anti-herói Motoqueiro Fantasma.

Anglicanos: Entre os anglicanos estão a Mulher Invisível e seu irmão Tocha Humana, do “Quarteto Fantástico”, além do Fera do “X-Men”. A maioria dos autores sugere que Batman foi criado na religião anglicana, mas se afastou depois do assassinato de seus pais.

Metodistas: O Super Homem aparece frequentando uma igreja metodista com seus pais adotivos por várias vezes quando criança, em Smallville. Mas, ao que parece, depois de adulto abandonou a religião. Supergirl Superboy seguem a mesma religião.

Judeus

Magneto é um dos mais conhecidos personagens judeus. Grande parte de seu ódio é explicado por sua infância num campo de concentração nazista – fato mostrado no início do primeiro filme dos “X-Men”. Também são judeus, Coisa (Quarteto Fantástico), Silhouette (Watchmen) e Lince Negra (X-Men).

Católicos

O Noturno é retratado como um católico muito fervoroso, que chegou a estudar para se tornar padre. Hellboy, o 'garoto do inferno', quase sempre aparece segurando um terço católico. O Demolidor, por várias vezes, aparece numa igreja católica se confessando. Respectivamente, nos filmes “X-Men 2”, “Hellboy 1 e 2” e “Demolidor: O Homem Sem Medo”,  é mostrada a religiosidade desses personagens. Outros heróis católicos são: Gambit, Mulher Gato e o Justiceiro.

Mitológicos

Vale lembrar que alguns heróis têm seus poderes advindos das religiões politeístas, como a amazona Mulher Maravilha (Mitologia Greco-Romana), além de Aquaman, que é o Rei do mundo submarino de Atantlis (Mitologia Greco-Romana) e o deus do trovão Thor, da mitologia nórdica.

Budistas

Alguns heróis durante uma passagem pelo oriente receberam ensinamentos budistas, como exemplo o Batman no filme “Batman Begins”. Wolverine teve uma de suas sagas no Japão e lá estudou artes marciais, filosofia e religião além de aparecer várias vezes em templos budistas.

Hindus

São poucos os heróis conhecidos seguidores desta religião, podemos citar Sentinela Ômega Desafiador (Deadman).

Muçulmanos

Assim como os Hindus são poucos, dentre os super heróis muçulmanos mais conhecidos estão Pó, do “X-Men” (criada depois dos atentados de 11 de Setembro, e recebe certo preconceito por parte de alguns mutantes) e Naif al-Sheikh, que é um agente secreto e líder da Liga da Justiça Elite.

Ateus, Agnósticos e sem religião declarada

Há poucos Ateus ou Agnósticos declarados, e muitos que parecem não seguir nenhuma religião (mesmo apresentando 'certa religiosidade'). Como declarados, entre os mais conhecidos, temos Lex Luthor (principal vilão do Superman), que é ateu e segue a filosofia de Nietzsche, e o agnóstico Arqueiro Verde.  O mutante nascido na União Soviética Colossus, do “X-Men”, também é ateísta declarado. Também se especula que WolverineBatmanMiss Marvel, Homem de Ferro (que já apareceu rezando em voz alta, mas nunca declarando uma religião), entre outros, possam ser ateus, agnósticos ou não seguem nenhuma religião – mas podem acreditar em um deus, ou em uma força maior.

Siga-nos

Mais do Guiame