Conhece o SoundClound? A rede social para compartilhar músicas

Conhece o SoundClound? A rede social para compartilhar músicas

Atualizado: Quarta-feira, 14 Dezembro de 2011 as 8:55

Nesta coluna irei apresentar um serviço on-line destinado ao compartilhamento de áudios, sejam simples podcasts ou álbuns completos. O SoundClound foi criado com a finalidade de disponibilizar uma plataforma para que músicos, DJ’s e produtores possam publicar, compartilhar e promover gratuitamente o seu trabalho.

Com uma interface muito simples, em poucos cliques é possível gravar e distribuir um arquivo de áudio usando a interface web ou aplicativos para dispositivos móveis. Cada usuário do SoundCloud tem o seu próprio perfil, podendo seguir e ser seguido por outras pessoas, assim como fazer o download dos áudios preferidos.

Uma das funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de outros usuários poderem comentar em qualquer trecho da faixa de áudio – com isso, a interatividade é garantida. Esse tipo de recurso pode ser válido para quem procura saber a opinião ou receber sugestões sobre o trabalho publicado. Com um repleto acervo musical disponível no site, o SoundCloud é uma opção para rádio on-line.

Como funciona

Para acessar o SoundCloud, é preciso se cadastrar no site ou integrar o login com a conta do Facebook. Após estar conectado ao serviço, o usuário é redirecionado ao seu “dashboard”. Nele, é possível visualizar as publicações dos usuários que estão sendo seguidos e executar o player para escutar as publicações de áudio. Também é possível pesquisar e se inscrever em grupos de gêneros musicais, criar lista de favoritos, adicionar outros participantes, enviar mensagens e outras funções.

Em cada 'track' é possível interagir com o autor da música e com os outros usuários, acompanhando a linha de tempo da execução do áudio.

São mais de 3 mil grupos dos mais variados gêneros musicas disponíveis para se inscrever e trocar conteúdo com os integrantes.

Como qualquer rede social, não pode faltar a lista de pessoas que podem ser seguidas no SoundClound. Adicionando outros usuários, é possível acompanhar no 'dashboard' as atualizações de conteúdos.

É possível contar com uma série de aplicativos para PCs, Macs, web e dispositivos móveis, entre os principais aplicativos se destacam os destinados para iOS e Android. Por meio dos aplicativos, além de acessar todo o conteúdo do serviço, é possível gravar áudios e publicá-los diretamente do dispositivo.

Vale salientar quem nem todos os aplicativos disponíveis são gratuitos. Referente aos direitos autorais, no ato da publicação do arquivo de áudio o usuário poderá definir o tipo de licença, assim como permitir ou não o download do conteúdo.

veja também