Curso oferece vagas de capacitação para motoboys

Curso oferece vagas de capacitação para motoboys

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 10:42

Estão abertas 9.510 vagas gratuitas em um curso de qualificação para motoboys, no Estado de São Paulo. O programa vai atingir 16 cidades, incluindo três da região metropolitana - Santo André, Guarulhos e a própria capital paulista.

O curso tem duração de 30 horas e será dado pelo Sest/Senat, órgão que faz parte do Sistema S (conjunto de instituições de ensino ligadas ao setor dos comerciários, que inclui o Sesi, o Sesc e o Senai).

Os candidatos devem ter pelo menos 21 anos, carteira de habilitação do tipo A há pelo menos dois anos e não ter cometido crimes de trânsito.

Também estão vetados os alunos que tiveram a carteira cassada. As inscrições devem ser feitas pessoalmente nos postos do Sest/Senat.

O horário de funcionamento dos postos vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

É obrigatório apresentar foto 2x2 colorida e recente, certidão original de prontuário do Detran para fins trabalhistas (pode ser obtida no Poupatempo) e certidão de distribuição criminal (que pode ser retirada no fórum da cidade onde foi emitida a carteira de habilitação).

Podem participar homens e mulheres. O curso vai abordar os seguintes tópicos: noções básicas de legislação no trânsito, gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, transporte de pessoas e outros.

As cidades onde o curso será dado são: Araraquara, Bauru, Campinas, Cubatão, Guarulhos, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Taubaté.

Obrigatório

Uma decisão do Conatran (Conselho NAcional de Trânsito) em junho de 2010 tornou obrigatório o curso para os que trabalham como motoboys.

O objetivo do curso é garantir que mototaxistas e motofretistas tenham mais conhecimento em relação ao trânsito, principalmente no que diz respeito à segurança.

A fiscalização com relação ao curso começará a ser feita a partir de agosto de 2012.

veja também