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Exercícios físicos para o Enem

Exercícios físicos para o Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Quer garantir o acerto de algumas questões a mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Então, além dos estudos dos conteúdos mínimos e do desenvolvimento das competências e habilidades propostas pela prova, faça exercícios físicos nos dias anteriores ao exame.

Quem já fez o Enem sabe muito bem que o exame é, além de uma prova que avalia capacidades e alguns conteúdos, uma avaliação de resistência, quase uma maratona. Em geral, a cada dia, a maioria dos alunos sentem-se cansados ao chegar às questões 65 e 70 (são 90 por dia). Exauridos, não conseguem manter o desempenho no resto da prova, mesmo quando sabem responder as demais questões.

Se fosse possível analisar dois alunos com exatamente o mesmo acúmulo de conteúdo e mesmo desenvolvimento das competências e habilidades cobradas pelo Enem e um deles fizesse um pouco mais que uma hora de caminhada por dia, enquanto o outro se mantivesse sedentário, o número de questões acertadas pelos dois seria diferente. Certamente, o candidato que se prepara fisicamente consegue chegar a um resultado mais condizente com a preparação que fez em toda a vida, dentro da escola e fora dela.

Mesmo que mais fáceis que as dos vestibulares convencionais, as 90 questões do primeiro dia do Enem exigem grande resistência e capacidade de concentração. Elas apresentam textos longos e cobram a utilização de capacidades cognitivas para interpretação, interpolação e extrapolação de suas propostas. Já no segundo dia, quando o candidato chega mais cansado, sem saber o que significa o resultado que teve no dia anterior, é exposto a uma situação pior. No domingo, as questões de linguagens são as que possuem os textos mais extensos a as de matemática exigem que o candidato faça vários cálculos, mesmo que alguns sejam simples. É bem mais demorado fazer a prova do segundo dia que a do primeiro. E, além disso, é neste dia que está a redação, e o estudante só tem uma hora a mais de prova, tempo insuficiente para fazer tudo bem feito.

Para os candidatos sabatistas, como é o caso dos Adventistas, a maratona fica ainda mais cansativa. Eles precisam chegar ao local de prova, no sábado, no mesmo horário dos demais, mas esperam até o começo da noite para começar a resolver as questões e chegam em casa já na madrugada de domingo, dia em que terão de fazer uma nova prova.

Além da prática de exercícios físicos ajudar o aluno no preparo para uma prova que também é de resistência, a caminhada, por exemplo, pode ajudar a manter a atenção, o que só melhora o desempenho. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, entre eles Charles Hillman, desenvolveu um trabalho com alunos de 9 anos de idade. As crianças eram submetidas, em alguns dias, caminhadas de 20 minutos em esteiras motorizadas. Em outros, apenas descansavam. Testes aplicados nos alunos mostram que quando faziam caminhada ficavam mais atentos, compreendiam melhor os textos e imagens, apresentavam melhor desempenho nas atividades escolares e melhor resultado nos testes. O estudo foi publicado em 2009, na edição 159 da Neuroscience. Uma cópia do trabalho pode ser encontrado no site da Nemours, uma ONG americana especializada em saúde infantil, que pode ser acessado aqui.

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