MENU

Geral

Ficar em casa nas férias pode deixar adolescentes entediados

Ficar em casa nas férias pode deixar adolescentes entediados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

É só ter que ficar em casa, que os adolescentes já se sentem entediados. E quando chegam as férias, piora. Mônica Mulatinho, médica hebiatra, especialista em adolescentes explica: "Eles têm um convívio muito intenso com um oceano de adolescentes na escola. Lá tudo borbulha, é aquele caldeirão. Então, claro que quando eles não estão próximos deles mesmos, sentem muita falta disso", diz.

"A relação com os pais é diferente. Você não fala tudo. Não fala sua opinião com mais clareza", diz uma estudante.

Se você tem adolescentes na família, certamente, já ouviu reclamações parecidas. A sensação de tédio é comum na adolescência. Os médicos dizem que as famílias têm que entender e aprender a conviver com a situação, porque é uma fase longa - pode chegar aos 18 anos para as meninas e aos 21 para os meninos.

O tédio tem uma explicação cientifica: surge com o amadurecimento de uma parte do cérebro, o núcleo accumbens, que está muito ligado às mudanças no comportamento.

"Normalmente o adolescente nessa fase tem uma baixa tolerância a frustração. Ele quer uma recompensa muito rápido e  nem sempre as coisas são da maneira que ele quer. A partir daí começam os conflitos", explica Carlos Nogueira Aucélio, neurologista.

Gabriel Carvalho de Oliveira Moura, 16 anos, reconhece que, às vezes, exagera nas reações. "Fico muito mal humorado. Falo grosseiramente", diz.

A mãe não esconde: já se magoou com as reclamações do filho. "Dói porque você faz de tudo para eles, dá conforto, e mesmo assim ainda parece pouco, sempre está parecendo pouco", comenta Gláucia Cristina de Carvalho Pinto, mãe do Gabriel.

Se as queixas são muito constantes, a médica sugere que os pais também façam uma reflexão. "Será que o tédio é só dele mesmo? Será que a minha vida não está um tédio também? Será que a gente não pode fazer coisas legais juntos?".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições