Filmes podem ajudar nos estudos para o Enem 2013

Filmes podem ajudar nos estudos para o Enem 2013

Atualizado: Segunda-feira, 17 Junho de 2013 as 12:58

cinemaMuitos alunos veem os estudos como algo maçante já que, normalmente, utilizam sempre o mesmo método: apenas leem os textos que são pedidos e fazem exercícios de assimilação, sem um direcionamento que ajude a tornar o que foi estudado como algo possível de ser relacionado com o cotidiano. Filmes podem tornar essa experiência possível e mais agradável facilitando a compreensão do conteúdo. No Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que costuma relacionar História com a atualidade, assistir a obras cinematográficas que abordem períodos históricos pode ser muito útil para a resolução das questões da prova.
 
O uso do cinema na educação não é novidade. "Desde a década de 1920 até mais ou menos 1960, o Estado Novo começou o movimento da Escola Nova, que reunia um grupo de educadores que queriam modernizar a sociedade por meio da educação e para isso viram o cinema como a porta que possibilitaria esse acontecimento, criando o Instituto Nacional do Cinema Educativo que na época fez mais de 400 documentários", afirmou Adriana Soeiro, pedagoga e professora de português que trabalha atualmente como gestora de educação à distância no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.
 
Porém, assistir a filmes apenas como uma forma de entretenimento não é suficiente quando o interesse é entender melhor um assunto. Segundo o professor Roberto Chiachiri, coordenador do vestibular da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, – cuja prova exige que os vestibulandos assistam a algumas obras cinematográficas específicas –, "o aluno deve procurar se inteirar sobre o assunto da obra antes de assistir". Dessa maneira, ao ter noção do conteúdo que será abordado no filme, o estudante terá um melhor preparo para compreender o conteúdo e relacionar o tema com a atualidade.
 
José Augusto Dias Junior, historiador e professor da mesma faculdade, disse também que "poucas vezes um filme histórico é feito com base nos estudos de um historiador" e ainda acrescentou: "filmes são extraordinários para observar o passado quando você o interpreta como um documento de sua época; o que o filme mostra sobre o período em que ele foi feito". Portanto, além de obras com conteúdo histórico, filmes feitos no período que você deseja estudar também podem ser úteis para que você observe os costumes da época.
 
Se você está se preparando para o Enem 2013, veja a seguir alguns filmes que abordam os períodos históricos que aparecem com mais frequência na prova, complemente seus estudos e ainda analise as diferenças entre os hábitos do presente e de outras épocas: 
 
História Geral
 
 
1. Revolução Industrial
 
- Tempos Modernos, 1936
A Revolução Industrial é um dos temas mais recorrentes no Enem. O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é uma comédia que retrata características da Segunda Revolução Industrial, mostrando formas de trabalho e a sociedade da época.
 
2. Renascimento
 
- Shakespeare Apaixonado, 1998
Aborda a produção artística e características da sociedade na época do Renascimento Cultural.
 
 
3. Revolução Francesa e Iluminismo
 
 
- Amadeus, 1985
"Amadeus" retrata a vida do músico Amadeus Mozart, que viveu no século XVIII, quando surgiu o Iluminismo, e mostra diversos aspectos desse movimento cultural.
 
- Casanova e a Revolução, 1986
Apesar de retratar uma situação fictícia, esse filme mostra diversos aspectos da Revolução Francesa, como os pensamentos e o comportamento da sociedade.
 
- Maria Antonieta, 2005
O filme retrata características e costumes da vida da corte na época da Revolução Francesa.
 
 
4. Guerra Fria
 
 
- Vampiros de Almas, 1956
Um filme de ficção que é uma metáfora da paranoia estadunidense em relação a URSS na época da Guerra Fria.
 
- Cupido não tem Bandeira, 1961
Comédia que mostra, como uma sátira, a maneira como os Estados Unidos e a URSS viam um ao outro.
 
 
História do Brasil
 
 
1. Brasil Colônia
 
- Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (no título do filme Brasil é com z mesmo), 1995
O filme aborda a permanência da corte portuguesa no Brasil. Como o filme é bastante satirizado, o estudante deve tomar cuidado no discernimento do que é real e o que não é para separar o que pode ser usado como complemento nos estudos.
 
 
2. República Velha
 
 
- O Baile Perfumado (filme completo está no YouTube), 1996
 
A obra retrata a saga real do responsável pelas únicas imagens existentes do famoso cangaceiro Lampião, responsável por revoltas no sertão nordestino. Essas imagens foram confiscadas pela ditadura do Estado Novo.
 
- Abril Despedaçado, 2001
Dirigido por Walter Salles, o filme tem o sertão brasileiro no período da República Velha como plano de fundo e mostra o cotidiano da época.
 
 
3. Era Vargas
 
- Olga, 2004
 
"Olga" tem como plano de fundo a época do Estado Novo, mostrando características da Era Vargas e como foi a Intentona Comunista.
 
 
4. Ditadura Militar 
 
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006
 
Esse filme brasileiro mostra uma visão interessante sobre a Ditadura Militar. A história se passa em 1970, quando a seleção brasileira de futebol venceu a Copa do Mundo.
 

veja também