Fotos com bebidas e a tendência ao alcoolismo no Facebook

Fotos com bebidas e a tendência ao alcoolismo no Facebook

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 12:53

Pesquisadores descobriram que estudantes que possuem fotos ou postagens sobre excesso de álcool no Facebook estão mais propícios a ter problemas como o alcoolismo. A conclusão que pode parecer óbvia para alguns, não necessariamente incluiu jovens que mencionaram álcool sem demonstrar que bebiam demais ou viviam situações prejudiciais de saúde.

É possível que as páginas do Facebook possam ajudar as escolas a descobrir quem precisa ser assessorado por problemas relacionados ao álcool – embora os conceitos de privacidade e ética possam tornar isso complicado, dizem os especialistas.

Uma equipe liderada pela Dra. Megan Moreno da Universidade de Wisconsin-Madison contou com o apoio da Universidade de Seattle para analisar 224 páginas públicas de alunos no Facebook. O resultado indicou que 65% dos estudantes não faziam referência a bebida em seus perfis em oposição ao resto, divido entre os que mencionavam ou possuíam fotos bebendo de maneira social e os que claramente estavam abusando do álcool.

Os alunos foram chamados para um teste de dez perguntas para determinar se possuíam problemas com bebida, abrangendo questões como a frequência do consumo. Seis em cada dez cujas páginas faziam referência ao consumo excessivo de alcool pontuaram acima da nota de corte que demonstrava risco de abuso e dependência, assim como outros problemas relacionados.

James Niels Rosenquist, pesquisador de mídia social e psiquiatra do Massachusetts General Hospital sugere que tanto os pais quanto a escola devem estar atentos a possíveis problemas com álcool demonstrados na rede social: “Você pode ter alguém que, se eles escrevem no Facebook sobre ficar bêbado… pode significar um alerta” disse. Já os pesquisadores sugerem que as Universidades também possuam centros de saúde especializados e testes online divulgados no Facebook.

Via: Reuters

veja também