Imagina um chiclete que muda de sabor ao mascar, ele ja existe!

Imagina um chiclete que muda de sabor ao mascar, ele ja existe!

Atualizado: Sexta-feira, 14 Maio de 2010 as 3:17

Em uma cena memorável de "Willy Wonka e a Fantástica Fábrica de Chocolate", filme de 1971, Gene Wilder, que fazia o papel do confeiteiro excêntrico, mostra um chiclete que muda de sabor quando é mastigado, imitando uma refeição de três pratos: primeiro vinha o gosto de sopa de tomates, em seguida de rosbife e finalmente de torta de mirtilos.

Agora uma marca americana (a Stride, uma divisão da Kraft Foods) deu vida à ideia e lançou o Stride Shift, dois tipos de gomas de mascar que mudam de sabor, chamados Berry-to-Mint e Citrus-to-Mint.

No comercial de TV (clique para assistir ), um grupo de jovens está em volta de uma mesa, numa sala de reuniões, quando alguém diz "vão em frente". Então um ator começa a mascar algo e, boquiaberto, diz: "Meu chiclete acabou de mudar de sabor". Em seguida, em pânico, grita: "O que está acontecendo comigo?", sugerindo que uma atriz jogue um copo de água em seu rosto. Então o chiclete dela também muda de sabor e ela entra em pânico, sugerindo que outra pessoa jogue água em seu rosto. A cena muda para uma sala onde marqueteiros de meia idade encolhem-se de vergonha ao assistir o caos através de um monitor.

Os anúncios de gomas de mascar sem açúcar costumam destacar benefícios como hálito refrescante e branqueamento ou fortalecimento dos dentes. A marca Stride, porém, abstém-se de tais apelos por isto ser menos relevante para seu público alvo, formado por "adolescentes, universitários e gamers", segundo informa Gary Osifchin, diretor de marketing da marca. "O Stride fala para consumidores mais jovens, que não mascam chicletes por razões funcionais e sim emocionais", disse Osifchin. "Os consumidores mais jovens têm certo desdém pelo comum, eles gostam de serem arrancados do tédio".

O blog GumAlert.com, das entusiastas do chiclete Shannon Spare e Katie Reilly, fez criticas favoráveis a diversos sabores da marca, mas não aos novos sabores do Stride Shift. "Eu acho que tecnicamente o chiclete muda de sabor, mas de cara você sente tanto o gosto cítrico quanto o mentolado", disse Reilly em entrevista por telefone. "No início o gosto da menta é mais acentuado, depois o da laranja se sobrepõe, mas laranja e menta não combinam – ninguém quer tomar suco de laranja depois de escovar os dentes".

veja também