MENU

Geral

Juiz condena jovens ingleses por 'incitarem' protestos do Facebook

Juiz condena jovens ingleses por 'incitarem' protestos do Facebook

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:31

Dois homens que postaram mensagens no Facebook incitando pessoas de suas cidades a tomarem parte nos distúrbios na Inglaterra foram condenados a quatro anos de prisão cada por um juiz de Chester, informa o jornal inglês “The Guardian”.

Jordan Blackshaw, de 20 anos, criou um “evento” na rede social chamado “Quebra-quebra em Northwich Town” na noite de 8 de agosto, mas ninguém, exceto policiais que estavam monitorando a página, compareceu ao ponto de encontro, em frente a um restaurante McDonalds. Blackshaw foi preso no local.

Já Perry Sutcliffe, de 22 anos, usou a sua conta no Facebook no dia 9 de agosto para criar uma página intitulada “Os Protestos deWarrington”, cidade onde vive. De acordo com a polícia, a página criou um onda de pânico na cidade.

No dia seguinte, Stucliffe removeu seu conteúdo e pediu desculpas, dizendo que se tratava de uma piada. A mensagem já havia sido divulgada a pelo menos 400 contatos, mas nenhum protesto foi organizado.

Ao ler a sentença de Blackshaw de quatro anos numa instituição para jovens infratores, o juiz Elgan Edwards disse que “[o ato] aconteceu num momento em que uma insanidade coletiva atingia o país”. “Sua conduta foi vergonhosa e o título da mensagem que postou no Facebook é arrepiante”, disse, segundo o “Guardian”.

Stucliffe, segundo o juiz, “causou pânico real” e “mobilizou um grande número de recursos policiais em Warington”.

As duas condenações ocorrem no momento em que advogados de defesa e grupos de direitos civis vem criticando a “desproporção” de sentenças impostas a alguns manifestantes. Os últimos números oficiais mostram que mais de 1,3 mil suspeitos de participação nos distúrbios serão julgados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições