Massoterapia: Uma profissão sem rotina nem stress

Massoterapia: Uma profissão sem rotina nem stress

Atualizado: Terça-feira, 15 Março de 2011 as 10:05

Um curso técnico tem chamado muito a atenção dos estudantes nos últimos anos. Se você gosta de lidar com as mãos, se sente bem fazendo massagens e quer ter contato direto com seus clientes, esse pode ser o caminho certo para você. Aprenda com o Nube um pouco sobre Massoterapia.

A grade curricular envolve basicamente anatomia, fisiologia e semiologia. Porém, além das aulas teóricas, também envolve muitas práticas e nelas são utilizadas técnicas orientais como: shiatsu e tuiná, vindos da medicina tradicional chinesa e onde são aplicados principalmente os toques do terapeuta, reflexologia, meio de se trabalhar basicamente, com a projeção energética dos órgãos e vísceras do corpo, nas solas dos pés e nas palmas das mãos e a drenagem linfática, usada para promover a circulação linfática, acelerando a eliminação de toxinas e líquidos acumulados no corpo.

O profissional dessa área poderá atuar em diferentes campos: estabelecimentos públicos ou privados, clínicas de estética, naturalistas e fisioterápicas, hospitais, centros de reabilitação física, institutos de belezas e muito mais. Para a Massoterapeuta do Nube, Laura Alves de Lima, o campo é muito vasto, porém vai da pessoa conquistar sua clientela. "Apesar da concorrência ter crescido muito, ainda há espaço para todos. Contudo, é preciso desempenhar bem sua atividade e procurar sempre se aprimorar", explica.

Quando perguntada sobre sua visão sobre a profissão, Laura diz ter superado suas expectativas. "Foi muito enriquecedor e interessante, não tem rotina nem stress e isso é ótimo", afirma ela, estimulando às pessoas a fazerem.

Ela ainda brinca dizendo ser um "bauzinho", pois a todo o momento passa por circunstâncias diferentes, as quais agregam muito valor a sua vida. Uma situação interessante vivida por ela, desde o começo na carreira, foi o fato de ter convivido com muitos colegas de profissão deficientes visuais. Isso mostra ser uma área possível para todos.

Para os interessados é importante estar cursando o 3° ano do ensino médio ou já tê-lo concluído. O certificado vale no território nacional e o diploma será de Técnico em Massoterapia - Área Profissional de Saúde.

Uma dica interessante é freqüentar cursos e palestras sobre o assunto. Laura diz ter sido assim seu primeiro contato com o ramo, exaltando a importância de procurar por esse tipo de conhecimento.

veja também