Mensagem aos jovens

Mensagem aos jovens

Atualizado: Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 as 10:34

Tarefa desafiante é escrever aos jovens. Arrisco-me, entretanto, pois quem há de orientar a juventude? Como ajudar os jovens, expansivos em suas realizações, enérgicos em seus sonhos e potentes em seus ideais?

Mestres traçaram diretrizes e deram eficiente colaboração com suas penas afiadas, seus verbos e adjetivos vibrantes e seus exemplos e modelos. Assim é que temos Rui Barbosa com sua "Oração aos Moços"; Daltro Santos em suas "Palavras à Juventude"; Jorge Lyra com seu "Conselho de Mestre" e outros. São obras de literatura, contendo muita retórica, filosofia e pedagogia que não preenchem as lacunas existentes nas vidas dos jovens de hoje.

Entretanto, existe um livro muito antigo, que não está envelhecido nem esquecido como os demais. Nele encontramos a orientação mais completa para a juventude. Refiro-me à Bíblia, que se ocupa em muitas páginas com os jovens, apresentando aqueles que foram exemplares. Fala de José do Egito, como exemplo de virtude, pureza e temor a Deus. Fala de Daniel e seus companheiros, como modelos de piedade, abstinência e obediência. Fala da jovem Rute, exemplo de apego e fidelidade. Fala de Ester, como alguém a imitar em situações críticas.

No Livro Sagrado, também encontramos Timóteo, um jovem modelo de consagração, de cultura, da palavra inspirada e da vocação ministerial. Paulo escreveu a Timóteo: "Ninguém despreze a tua mocidade " (1 Tm 4.12). João se dirigiu aos jovens: "Escrevi-vos, jovens, porque sois fortes e a Palavra de Deus habita em vós, e já vencestes o maligno " (1 Jo 2.14). Temos aqui o que é de valor eterno para a juventude.

O modelo supremo para a mocidade foi o moço mais excelente, que é sobre todos os moços, exemplo em tudo e para todos naquilo que devemos ser e realizar: Jesus Cristo. Ele foi moço e amou os moços. Ele se dirigiu ao "jovem de qualidade"e, em seu amor, apelou para sua fé e renúncia ao egoísmo e individualismo. Apela ainda aos moços de hoje! Jesus tinha no moço João o discípulo mais intimo, chamado de "aquele a quem Jesus amava" e pudera ter Ele a mesma intimidade com os moços de hoje! Jesus se hospedava com intimidade e mor no lar dos moços Lázaro, Maria e Marta e quer se hospedar na vida dos jovens de hoje (Ap. 3:20).

Moços de nossa igreja, sigam o conselho do sábio Salomão: “Lembra-te do teu Criador, nos dia da tua mocidade” (Ec 12.1)

Tácito da Gama Leite

Dr. Tácito da Gama Leite Filho   é escritor, autor de 84 Livros; doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica - RJ); doutor em Psicologia (Florida Christian University, Miame - FL - USA); fundador e diretor do CETEO - Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - www.ceteo.com.br   .  

veja também