Programa ajuda a migrar do Facebook para o Google+

Programa ajuda a migrar do Facebook para o Google+

Atualizado: Terça-feira, 5 Julho de 2011 as 2:53

O frenesi em cima do Google+ é enorme, apesar de ele ainda estar restrito a poucos. A maioria, porém é cética; duvida que a rede social da gigante chegue aos pés do sucesso do Facebook, ou seja, atinja meio bilhão de usuários. Quem sabe com algum aplicativo para facilitar a migração, levando os amigos da rede de Zuckerberg para os círculos de Moutain View, o caminho seja facilitado.

Pois esse programa já existe. Trata-se de uma extensão para o navegador da própria Google, o Chrome. Chamada de Facebook Friend Exporter (Exportador de amigos do Facebook), ela não é oficial - foi criada pelo desenvolvedor Mohamed Mansour, que, segundo seu currículo online, é empregado da Research In Motion (RIM).

Originalmente, o complemento não foi feito para o Google+, mas pode ser usado pare esse fim. Por isso, nas últimas semanas, sua popularidade cresceu, já que muitos internautas estavam ávidos por transferir seus contatos do Facebook para o novo portal.

O aplicativo, a rigor, extrai os dados de seus amigos do FB e os converte em um grande arquivo que é transferido para os contatos da Google. Dependendo da velocidade de sua conexão e do número de amigos que você tiver, a tarefa pode demorar. No meu caso, por exemplo, em meia hora só 150 já haviam sido copiados.

Ao fim do procedimento, não espere que todos os amigos já estejam no Google+. Eles estarão nos contatos do Google, de modo que migrá-los para os círculos fique bem mais fácil. Como disse, o tempo exigido pode ser maior do que você desejaria, e muitos internautas já enfrentaram problemas, com janelas tendo de ser fechadas ou browsers travando.

Aparentemente, e apesar de já ter sido baixado mais de 17 mil vezes, o programa viola termos de uso do Facebook. Masnour, porém, é taxativo: "Leve seus contatos para fora do Facebook, quer eles queiram, quer não. Você da a eles seus amigos, permite que armazenem seus dados, e tem o direito de tirá-los de lá. O Facebook não é dono de meu amigos", afirma a descrição na página.

A rede de Zuckerberg permite ao usuário fazer o download de todas as suas informações – fotos, postagens, dados de contatos – mas o caminho não é fácil. A solução de Masnour também não é a ideal, mas é a melhor que temos por enquanto. É de se perguntar quanto tempo ela ficará disponível, já que, aos poucos, o Google+ começa a receber a devida atenção do FB.

(Eric Mack)

veja também