Programa que dá bônus de 15% na nota da Fuvest tem 21 mil inscritos

Programa que dá bônus de 15% na nota da Fuvest tem 21 mil inscritos

Atualizado: Terça-feira, 6 Setembro de 2011 as 1:19

A Universidade de São Paulo (USP) registrou um recorde de inscrições para o Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), que dá bônus de até 15% da nota da primeira fase no vestibular da Fuvest para estudantes de escolas públicas. Segundo a USP, mais de 21 mil estudantes se inscreveram para obter o bônus. Em 2010, esse número foi de 9.717. A inscrição no Pasusp não garante a participação no vestibular. O prazo de inscrição na Fuvest vai até sexta-feira (9

O programa do Pasusp é voltado a interessados no vestibular que cursaram integralmente o ensino fundamental e o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas brasileiras e que estejam cursando, em 2011, o segundo ou o terceiro ano em instituições públicas de ensino. As inscrições para o Pasusp estão encerradas.

O bônus, que pode chegar a 15%, será dado aos estudantes dependendo da pontuação que tiverem na prova da primeira fase do vestibular, em 27 de novembro. Estudantes do segundo ano do ensino médio também poderão se beneficiar do sistema. Do total dos 15% de bônus, até 5% são para os alunos do segundo ano do ensino médio, que acumularão esse bônus para o ano seguinte, e até 10% para os do terceiro ano.

Segundo a USP, o aluno do segundo ano já recebe 2% de bônus ao fazer a prova. Se ele acertar 40 das 90 questões possíveis na prova, recebe os 5% de bônus integralmente e carrega esses bônus para o ano seguinte, quando prestar o vestibular. Quando esse aluno estiver no terceiro ano, o teto da bonificação é de 10%, de acordo com o número de pontos alcançados na primeira fase.

Como o novo sistema será implantado este ano, somente para este vestibular, na prova da primeira fase, os estudantes do terceiro ano poderão obter até 15% de bonificação. Essa bonificação será concedida de acordo com o número de questões acertadas, com o mínimo de 22 pontos (nota mínima para passar para a segunda fase) e o máximo de 60 pontos para obter os 15% integralmente.

Uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação garantirá aos alunos participantes do Pasusp a isenção na taxa de inscrição do vestibular da Fuvest, que é de R$ 120.

Confira datas do vestibular da Fuvest:

Inscrições: 26/8 a 9/9

Provas: 27/11 (1ª fase) e 8/1 a 10/1 (2ª fase)

Habilidades específicas: 9/10 a 14/10 (provas antecipadas de música e artes visuais) e 11/1 a 13/1

Resultado: 4/2 (1ª chamada)

Matrícula: 8/2 e 9/2

veja também