Projeto utiliza tecnologia de ponta para ajudar surfistas e shapers

Projeto utiliza tecnologia de ponta para ajudar surfistas e shapers

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 11:03

A marca espanhola de surfe Pukas desenvolveu em conjunto com a Tecnalia, empresa de tecnologia de ponta, o Surf Sens, aparato capaz de colher diversas informações a respeito do que acontece enquanto o atleta está na onda. A posição do surfista e de seus pés sobre a prancha, a velocidade atingida e pontos mais vulneráveis do equipamento podem ser medidos com precisão.

Veja abaixo o Surf Sens em funcionamento

A ideia é fornecer aos atletas da marca um feedback maior nos treinamentos, para que eles saibam o que estão fazendo certo e pontos a serem melhorados. O surfista espanhol Artiz Aramburu, responsável pelos primeiros testes, mostrou-se animado. "Será importante poder me comparar com outros surfistas", comentou no vídeo de divulgação.

Uma das possibilidades levantadas pelo projeto é utilizar a ferramenta para auxiliar na decisão de juízes em baterias de campeonatos. A hipótese, no entanto, não anima muito o surfista carioca Bruno Santos, patrocinado pela Rip Curl. "O julgamento no surfe sempre será subjetivo e sujeito a erros e opiniões diferentes", opina. "A mesma manobra pode ser executada de várias formas".

O Surf Sens é equipado com diversas ferramentas: sensores de pressão e de resistência, compasso, GPS e acelerômetros. Tudo isso adiciona um total de 650 gramas à prancha, o que, segundo o shaper Victor Banys, da Da Hui, pode influenciar um pouco nos resultados. "Hoje a gente briga para tirar 20 gramas da prancha, (uma adição de) 650 gramas pode comprometer o rendimento, com certeza".

Mesmo assim, ele vê com bons olhos a empreitada. "Envolver tecnologia em um processo de fabricação que é totalmente empírico pode ser bem bacana", conta Banys.

O próximo passo é sujeitar os dados obtidos a diversas análises e desta forma verificar quais os pontos a serem melhorados, tanto em relação ao preparo dos atletas quanto a adaptações e melhorias na forma de conceber as pranchas.

veja também