Aconteceu nesta quinta-feira o seminário virtual Facebook para jornalistas , realizado pela Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano ( FNPI , em espanhol) e guiado pela jornalista peruana Esther Vargas .
Lançado em 2004, o Facebook já é a rede social mais usada em todo o mundo. A rede foi criada a partir de um projeto de alunos da Universidade de Harvard e possui atualmente 65 bilhões de acessos ao mês e 750 milhões de utilizadores .
Diferente do que muitos usuários pensam, o Facebook não foi criado para substituir outras redes sociais da internet. De acordo com a jornalista, cada rede social tem uma linguagem diferente . Há redes que são voltadas para o compartilhamento de conteúdos profissionais e há portais voltados para a publicação de informações pessoais, tudo depende do perfil de cada usuário.
Um exemplo claro de uma rede voltada ao ambiente profissional é o LinkedIn , que permite colocar todo o seu currículo à disposição de seus contatos. Ao contrário do LinkedIn, o Facebook é voltado também para a vida pessoal dos usuários. Já os blogs, por exemplo, são plataformas voltadas à publicação de textos e materiais mais elaborados ou que demandam uma leitura mais profunda.
Segundo Esther, o Facebook é uma importante ferramenta na hora de gerar conteúdo para o público de cada instituição. A jornalista afirma que para que uma empresa consiga a atenção da audiência , é necessário apostar em idéias inovadoras e plataformas alternativas.
Durante o seminário, a jornalista destacou a importância de experimentar novas técnicas dentro do Facebook e acompanhar o resultado de cada uma delas através das ferramentas de estatística.
Esther comentou também sobre a frequência das mensagens na rede, que deve ser avaliada de acordo com o perfil da empresa ou do meio de comunicação. Segundo ela, não há uma regra para a quantidade de mensagens a serem divulgadas, porém é importante não exagerar.
Estar atento a tudo o que acontece no mundo e apostar em coisas simples , como fotos de um arco-íris no centro da cidade em plena segunda-feira podem chamar a atenção dos leitores, destaca a jornalista.
Ao ser questionada sobre a chegada do Google + , Esther destacou que a nova rede social vêm com o propósito de agrupar a informação e compartilhar conteúdo com seus diferentes círculos de amigos , não afetando diretamente a audiência do Facebook.
Veja a seguir 9 dicas para usar o Facebook de maneira eficiente:
# Opiniões pessoais são essenciais na hora de divulgar uma notícia ou qualquer outro tipo de conteúdo
# Perguntas geram interação (É importante saber o que pensa a audiência)
# Posts com imagens recebem muito mais Curtir do que textos sem ilustração
# Freqüência das mensagens na rede devem ser definidas de acordo com o perfil da audiência de cada empresa ou meio de comunicação
# É importante estar atento aos horários de pico e não deixar de postar conteúdo nestes intervalos
# Educação, política e por trás das câmeras são os temais que mais geram comentários
# É importante criar uma página de boas-vindas para as empresas que possuem uma fan page no Facebook
# Não esqueça de acessar sempre a página do Facebook Analytics para saber quais são os países, gêneros e idades das pessoas que acessam as fan pages.
# Explore aos máximos os plugins e aplicativos adicionais disponíveis no Facebook
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