MENU

Geral

Saiba tudo o que você NÃO deve fazer no primeiro encontro

Saiba tudo o que você NÃO deve fazer no primeiro encontro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Isso vale também para a paquera: um primeiro encontro íntimo e agradável ou desastroso pode separar uma relação de sucesso de um fracasso. Mas como impressionar o pretendente e, principalmente, não fazer bobagem?

Não é preciso jogar no escuro: já existe treinamento para momentos como esse. Consultores de relacionamentos e autores do livro "Sedução Revelada", recém-lançado pela Editora Thesaurus, Alexander Voger e Ares Bruno sugerem caminhos para uma relação bem-sucedida desde o primeiro encontro. Atração, conexão, conforto e confiança são os sentimentos que devem ser despertados, garantem os gurus da conquista. "Diminua a expectativa. Não considere que estão em um relacionamento até o terceiro ou quinto encontro", recomenda Voger.

Não seja negativa nem fale como louca

Um bom bate-papo é fundamental para que o encontro dure e a conexão entre os dois aconteça. E nada mais animador para o casal que descobrir gostos e estilos em comum. A dica principal para garantir isso é desviar de pontos de choque e investir nos assuntos agradáveis para ambos. "Se ele diz que gosta de uma banda que você detesta, disfarce e leve a conversa para o estilo musical em geral, em vez de cortar o diálogo com uma negativa", explica Voger. Evitar conversar sobre doenças, brigas, problemas pessoais e financeiros também garante que um clima positivo marque o encontro. "Não aborde polêmicas, tragédias, política e religião", completa o consultor.

Para a psicóloga Ana Canosa, terapeuta sexual e apresentadora do programa "S.O.S. Casamento", do SBT, reclamar demais é, sem dúvida, o que mais afasta um pretendente. "Evite fazer-se de vítima. E falar muito, sem dar espaço para o outro se colocar, também afugenta", diz.

Se o excesso de palavras atordoa, momentos de silêncio ou perguntas banais também geram desconforto quando as pessoas ainda não se conhecem bem. Para preencher esse espaço, a sugestão é criar diálogos divertidos, abordando atividades de lazer. Perguntas abertas evitam que a pessoa fuja de respostas secas como "sim" e "não". Voger exemplifica: "Não pergunte se ele gosta de cinema, e sim qual o melhor ou mais engraçado filme que ele já assistiu".

Não demonstre ansiedade nem seja blasé

Adotar um ar blasé não é o caminho para valorizar o passe. "A segurança, a autoconfiança, a generosidade e o bom humor são características sedutoras. A insegurança, a rigidez e o moralismo o tornam um porco espinho", aponta o terapeuta Sergio Savian. Segundo Voger e Bruno, é importante existir confiança mútua no primeiro encontro, o que requer um tom mais pessoal e inclui mencionar sonhos, ambições e experiências - desde que não assuste o pretendente logo de cara com planos detalhados de casamento e filhos. "Embora seja importante sinalizar a vontade de comprometer-se com alguém, falar que está louca por um amor para chamar de seu pode afugentar aquele homem mais medroso", diz Canosa.

Não fique distante e na defensiva

É preciso quebrar o gelo na comunicação não verbal também: descruze os braços, invista no contato visual, não altere demais o tom de voz e preste atenção no outro. "Falar ao telefone o tempo todo ou checar os e-mails no celular é ser, no mínimo, mal-educado", diz Ana Canosa.

É natural que o contato físico comece de forma gradativa e um pouco desajeitada. "Os toques são rápidos, uma encostada de mão na perna no meio da conversa quando for enfatizar algo", sugere Bruno. Mas cuidado: fazer um movimento brusco para dar ou receber um beijo pode gerar estranhamento. A recomendação é ir segurando as mãos do outro e continuar dialogando cada vez mais perto. Manter o olhar nos olhos e boca do parceiro gera segurança para uma aproximação.

Não tome a frente de tudo

Quando o romantismo e a independência da mulher entram em choque, é melhor não alongar a discussão. Para Ana, a mulher não deve tomar a frente de todo o encontro, escolhendo o restaurante, os pratos, chamando o garçom ou oferecendo-se para pagar toda a conta. Mas ser generosa é importante também. "Normalmente o homem tem a atitude de pagar, mas a mulher que espera que ele pague sempre não é legal", diz Ares.

Não especule sobre a vida financeira

"Qual é o modelo do seu carro? Como é a sua casa? O que eu pai faz?". Não insista nas perguntas que tentam traçar o tamanho do patrimônio do pretendente. Você corre o risco de deixá-lo desconfortável e ser considerada interesseira. Ares lembra, inclusive, que o dinheiro gasto no primeiro encontro não é proporcional à vontade de estar junto. "Eles podem ir a um restaurante caro e ser chato ou só tomar um sorvete e se divertirem muito", completa.

Não olhe para os outros

Dar atenção para outra pessoa durante um encontro é das coisas mais desagradáveis que alguém pode fazer. Olhar em volta demais ou parar os olhos naquele homem lindo que passou pela porta só te faz perder pontos. Tenha foco e mantenha a atenção em quem realmente interessa.

Não fique falando sobre o "ex"

No primeiro encontro, o foco deve ser a nova companhia - e não o passado! Mencionar relacionamentos anteriores no meio de alguma conversa não é de todo ruim, até demonstra experiência. Porém, não é recomendável ficar descrevendo o ex-namorado, os problemas que ele tinha ou reclamar que os homens não prestam! Esqueça os rancores ou desabafos nesse momento.

Por: Julia Reis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições