MENU

Geral

Sinceridade a qualquer preço: é isso que a Palavra ensina?

Afinal, o que significa dizer a verdade? O que significa ser sincero? Não é essa uma das prioridades de Deus: ser verdadeiro?

Fonte: Guiame, com informações de Fervr.netAtualizado: quarta-feira, 20 de janeiro de 2016 às 16:50
Essa é bela oportunidade de fazer a diferença (Fonte: Reprodução)
Essa é bela oportunidade de fazer a diferença (Fonte: Reprodução)

“Sinto muito, mas eu estava apenas sendo sincero!”
Essa é uma frase que parece estar cada vez mais presente na boca dos jovens - e dos adultos também - principalmente quando censurados em sua forma de se expressar.

Sim, possivelmente você só esteja sendo sincero, mas usar sua liberdade para expressar o que pensa independentemente da forma como isso afeta os outros talvez não seja o ideal.

Afinal, o que significa dizer a verdade? O que significa ser sincero? Não é essa uma das prioridades de Deus: ser verdadeiro? Tenho que ser!

Direito de ser honesto?
A maioria das pessoas hoje pode achar relativamente fácil serem honestas. Cada indivíduo costuma defender os seus direitos a qualquer preço. Alguns desses direitos costumam incluir “fazer o que eu quiser”, “ninguém manda em mim”, “me expresso como eu quiser”.

Se você acredita ser importante expressar seus pontos de vista, então ser honesto com alguém sobre como você vê ou pensa se torna uma extensão dos seus direitos. Mas falar a verdade pode ser tão perigoso a ponto de se tornar um abuso verbal às pessoas.


O amor exerce um poder de refrigério e cura, trazendo uma real transformação na vida do outro. (Fonte: Reprodução)

É um alívio saber que Deus tenha uma versão de “falar a verdade” muito mais balanceada. Deus nos revela em Sua Palavra que Ele não apenas nos chama para falar a verdade, mas também para falar com amor.

Falar a verdade em amor
Efésios 4:15 diz: “Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo”.

Nós precisamos estabelecer um equilíbrio entre a responsabilidade pelo bem-estar de alguém e dizê-lo a verdade (que pode ser dura de ouvir, às vezes).

Essa é bela oportunidade de fazer a diferença! Se me atrevo a exercer minha escolha em ser verdadeiro de forma sem ser agressivo ou arrogante, então eu consigo demonstrar um amor genuíno e uso a verdade de forma benéfica para o crescimento da outra pessoa.

Em meio a nossas vidas difíceis e corriqueiras, muitas vezes centradas em auto defesa e instinto de sobrevivência, aposto no amor radical de Jesus. Esse amor demonstrado em nosso caráter, pode exercer um poder de refrigério e cura, trazendo uma real transformação na vida do outro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições