Teatro ensina conceitos básicos de finanças pessoais para crianças e jovens

Teatro ensina conceitos básicos de finanças pessoais para crianças e jovens

Atualizado: Quarta-feira, 19 Maio de 2010 as 11:21

Aprender a poupar e elaborar um orçamento formam o pano de fundo do "Teatro Finanças Práticas", peça teatral infantil idealizada pela Visa do Brasil, com o apoio do Banco do Brasil. Em uma iniciativa pioneira, a Visa e o Banco do Brasil trazem para o país um sucesso já consagrado na África do Sul para transmitir às crianças de escolas públicas os fundamentos de educação financeira, em uma turnê de dez espetáculos.

"Com esta iniciativa, a Visa ressalta o seu comprometimento em levar informações relevantes sobre finanças pessoais às crianças e jovens, contribuindo para gerar uma economia cada vez mais sólida", afirma Rubén Osta, diretor-geral da Visa do Brasil. "A Visa acredita que quanto mais cedo a população tiver acesso à educação financeira, temas como poupança, orçamento doméstico e uso consciente dos meios eletrônicos de pagamento farão parte do seu dia a dia, contribuindo para que tenham saúde financeira e melhores oportunidades", conclui o executivo.

Essa ação faz parte do programa de responsabilidade social da Visa em prol da educação financeira como o projeto Finanças Práticas - www.financaspraticas.com.br -, e o jogo educativo Bate-Bola financeiro - www.batebolafinanceiro.com.br.

Segundo Denílson Molina, diretor do Banco do Brasil, é importante que o tema 'finanças' seja inserido na educação das crianças e jovens, para que se transformem em adultos com noções sólidas de orçamento, ganhos, gastos, poupança e planejamento. O diretor comenta ainda que, a falta de uma educação financeira pode levar a uma vida de oscilações econômicas, com graves conseqüências para o cidadão e para o país. "Por outro lado, a boa saúde financeira - o objetivo de uma educação financeira - é resultado de um longo processo que exige muito treino e persistência. Esperamos que este espetáculo possa funcionar como um primeiro passo deste processo para nossa audiência", conclui o executivo.

O "Teatro Finanças Práticas" acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo), em 10 apresentações fechadas para estudantes da rede pública de ensino de São Paulo. A peça educacional que conta a história de dois amigos - Dudu e Gabriel, usa o futebol como enredo para passar as mensagens e conceitos de educação financeira de maneira simples e divertida. Assim, ao usar um tema tão presente na vida dos brasileiros, o espetáculo apresenta de forma lúdica conceitos sobre hábitos conscientes em relação ao uso do dinheiro.

Durante o espetáculo, as crianças testarão os conceitos adquiridos no jogo educativo Bate-Bola Financeiro. O jogo de perguntas sobre finanças pessoais, que permite a realização de partidas individuais ou um jogador contra o outro, será utilizado como mais uma ferramenta de aprendizado para incentivar ainda mais o interesse das crianças e jovens pelo tema.

veja também