Um quinto dos jovens da Geraçao Y já tem plano de previdência

Um quinto dos jovens da Geraçao Y já tem plano de previdência

Atualizado: Quinta-feira, 7 Julho de 2011 as 8:52

Os jovens estão preocupados com a tranquilidade financeira na aposentadoria. Segundo uma pesquisa do Santander, 20% dos jovens investidores com idades entre 20 e 33 anos (Geração Y), já possuem plano de previdência privada.

Segundo o levantamento, entre as pessoas nascidas entre 1946 a 1965 (conhecidas como Baby Boomers), o percentual é bastante parecido- 23% -, enquanto entre aqueles da Geração X (nascidos entre 1966 e 1977) aumenta para 26%.

Ao mesmo tempo que estão preocupados com a aposentadoria, os jovens da Geração Y se mostram bastante conservadores, quando o assunto é investimento. De acordo com a pesquisa, eles alocam 8,1% dos recursos em fundos de médio risco e apenas 0,9% em produtos mais arrojados e ações.

A maioria dos recursos deles (82,1%) fica mesmo na poupança, enquanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) concentra outros 6%.

Familiaridade com investimentos

Ainda segundo o levantamento, a familiaridade com os produtos e serviços bancários aumenta conforme o tempo de relacionamento com a instituição financeira.

Segundo o Santander, apenas 3% dos investidores da Geração Y que possuem entre um e dois anos de relacionamento com o banco procuram por produtos mais arrojados.[2]

Já entre aqueles da mesma faixa de idade, mas com maior tempo de relacionamento com o banco (três anos ou mais), este número triplica e chega a 9,3%.

veja também