MENU

Geral

USP diz que música pode ser boa ferramenta em cursos de medicina

USP diz que música pode ser boa ferramenta em cursos de medicina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Utilizar canções como ponto de partida para debater problemas cotidianos pelos quais os médicos passam, seja na vida profissional ou na pessoal. Essa é a proposta de um recente estudo desenvolvido pelo pesquisador Marco Aurelio Janaudis, da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), a partir de aulas e entrevistas com alunos do internato médico da Faculdade de Medicina de Jundiaí, no interior de São Paulo. A música tem o poder de funcionar como um facilitador do diálogo, fazendo o aluno perceber que pode falar de outras coisas, não ficando fechado apenas nas discussões técnicas.

De acordo com o pesquisador, um dos maiores benefícios da música como instrumento pedagógico é auxiliar na humanização da carreira médica, uma questão que vêm sendo muito debatida recentemente. Logo que entra no curso, o estudante de medicina tem uma vontade muito grande de ajudar os pacientes. Porém, esse contato só acontecerá quando ele já estiver no final da graduação, o que volta sua preocupação para a técnica, de maneira que muitas vezes ele até esquece os valores que o fizeram chegar até ali. A arte traz o estudante de volta para essa atmosfera reflexiva, que não é costumeiramente encontrada na academia durante a graduação.

A pesquisa foi feita com base nas experiências relatadas por doze estudantes do módulo em Medicina de Família do internato médico, em entrevistas que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas. A experiência causou nos alunos a percepção de que a formação humanista precisa ser mais abordada. Não é preciso uma cadeira específica pra discutir o assunto. O ideal é que a humanização permeasse as disciplinas, uma vez que cada professor serve como exemplo (ou contra exemplo) para algum aluno. Para o pesquisador, é preciso que exista uma mudança de postura tanto da parte dos alunos quanto dos docentes.

Fuente: Agência Hélice

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições