MENU

Geral

Você já conversou sobre as drogas com os seus pais?

Você já conversou sobre as drogas com os seus pais?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O filme Traffic, vencedor de quatro Oscar, provocou discussão ao tocar num assunto delicado: como falar de drogas com um filho adolescente. Na trama, o personagem de Michael Douglas é destacado para comandar uma operação antitráfico do governo americano. Desiste quando descobre que não conseguiu evitar que as drogas entrassem na própria casa. Sua filha única vicia-se em crack. O filme contraria o clichê "pais ausentes–filhos drogados". O personagem de Douglas e a mulher formam um casal exemplar: inteligentes, abertos ao diálogo, típicos representantes da geração que foi jovem nos anos 60 ou 70. Ou seja, gente que provou drogas na adolescência. Curiosamente, mesmo assim, o casal não consegue falar no assunto com os filhos.

É um problema mais comum do que se pensa. O mundo das drogas transformou-se radicalmente e o pessoal com mais de 40 anos se sente desnorteado. Algumas mudanças:

 As drogas hoje são mais fortes e viciam mais. Estudos mostram que a concentração de tetraidrocanabinol, princípio ativo da maconha, é muito maior hoje do que há trinta anos.

 Antigamente, a maioria dos jovens começava a tomar drogas no período de faculdade, ou seja, depois dos 17 anos. Hoje, a idade média da primeira experiência caiu para 13 anos.

 O mundo das drogas desconectou-se da histórica associação com a rebeldia e passou a ser um negócio pragmático e próximo da marginalidade. Em Traffic, Michael Douglas choca-se ao ver a filha dormindo num pardieiro para ter acesso a entorpecentes.

Diante desse panorama, muitos pais partem para duas soluções extremas. Ou se tornam repressores e policialescos, ou invocam seu passado liberal e tentam se tornar "amiguinhos" dos filhos, conversando sobre maconha e cocaína de forma descontraída. Ambas as atitudes, segundo os especialistas, estão erradas – especialmente a segunda, que pode levar os pais a perder a autoridade. Além desses, existem vários erros na abordagem do assunto drogas que podem ser evitados. Não existe, no entanto, uma fórmula certa. Cada caso é um caso. Talvez seja por isso que o filme Traffic deixou os pais de adolescentes com um frio na barriga.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições